Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Locomotiva nº 2604 da FCA encabeçando uma fila de U20C “Namibianas” no pátio da estação ferroviária de Angra dos Reis (fotografia inteira e quase sem tratamento digital)
Locomotiva nº 2604 da FCA encabeçando uma fila de U20C “Namibianas” no pátio da estação ferroviária de Angra dos Reis.
Enquadramento completo da fotografia original, com leve correção digital de IF/UV

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Locomotivas U20C “Namibianas” da FCA
A documentação fotográfica
da chegada das usadas,
por Eliezer Magliano


 
Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2013

Estas fotos foram feitas pelo Eliezer P. Magliano nos dias 27 Dez. 1997 e 2 Jan. 1998 (*), no porto e na estação ferroviária de Angra dos Reis.

(*) Houve uma pequena dúvida, se a segunda data não seria 2 Fev. 1998 (conforme a nomenclatura dos arquivos JPG, scanneados e salvos em outro momento), porém várias considerações tendem a descartar esta possibilidade. A locomotiva nº 2606 foi fotografada em Barra Mansa em 12 Jan. 1998 por João B. Setti. O Eliezer já não tem à mão os negativos, nem os envelopes com as datas do serviço de revelação. Em alguns nomes (-EE, -0E), a anotação feita no verso das ampliações em papel também pode deixar alguma dúvida sobre seu posicionamento (início ou final) na sequência dos filmes A e B de cada data.

Foram feitas em quatro rolos de filme (fotografia analógica), e mais tarde as ampliações (papel fotográfico) foram scanneadas em diferentes resoluções, resultando em alguns arquivos digitais descomunais, outros nem tanto.

Algum tempo depois, o Eliezer cortou e tratou essas 37 imagens, divulgando-as em algumas listas (Grupos Yahoo), com tamanho final de 800 x 600 pixels. Porém uma cópia da sequência, com os mesmos cortes e tratamento, foi salva em tamanhos próximos de 1800 pixels (largura). Por fim, foi localizado um pacote de arquivos digitais com as mesmas 37 fotos, no que parece ser o scan original – sem cortes e sem tratamento, – também em alta resolução.

Ao preparar a sequência para colocação aqui no site, ficaram evidentes as vantagens e desvantagens de trabalhar, tanto sobre os arquivos do scan original das fotos (enquadramento original completo, sem tratamento digital anterior), quanto sobre os arquivos do scan previamente tratado e cortado.

A versão “original” oferece maior impacto visual, em especial para quem faz cenários de maquetes ferroviárias (ferreomodelismo) ou, simplesmente, aprecia paisagens ferroviárias. Em alguns casos, também oferece mais informação, permitindo identificar as locomotivas engatadas à frente ou atrás da que foi enquadrada. Porém perde um pouco em tamanho relativo do tema “principal” (as locomotivas Namibianas). Também surgem alguns defeitos (escurecimento lateral das antigas ampliações fotográficas ou do antigo scan). E, principalmente, muitos detalhes dos truques ficam pouco visíveis na sombra.

Já o trabalho sobre os arquivos digitais previamente cortados e tratados pelo próprio Eliezer oferece imagens relativamente maiores do tema “principal” (as locomotivas Namibianas), e uma nitidez fantástica de detalhes dos truques na sombra. Em troca, o cenário perde um pouco das cores originais (“naturais”, do ponto de vista do filme utilizado) e parte do impacto visual.

Agrupando as 2 x 37 imagens por locomotiva, e distribuindo-as em 20 páginas, não é nenhum absurdo colocar as duas versões digitais de cada fotografia.

A ideia surgiu como simples experiência, para o Eliezer avaliar os resultados do trabalho com uma série de arquivos, e com a outra. E por que não abrir a experiência à avaliação de outros colegas? Por fim, tive a certeza de que ambas as versões de cada fotografia teriam seu valor.

Como não é nenhum absurdo incluir ambas, não há “necessidade” de disponibilizar apenas uma, nem de descartar a outra.

O tratamento final aplicado neste momento (início de 2013) limitou-se à Cor automática, Contraste automático, Níveis automáticos (com uma ou outra exceção, em que nem isso foi necessário), resultando numa leve filtragem de IF / UV. E, claro, Autor, Local, Data, para minimizar a entropia, que é sinônimo de perda de informação.

Uma versão de cada foto, portanto, traz a marca da maestria do Eliezer na fotografia, desde a época do filme (negativo) e das ampliações em laboratório. A segunda versão de cada foto traz a marca da maestria do Eliezer no tratamento digital de imagens, desde a época de antigos softwares e scanners, proporcionando uma nitidez preciosa para a pesquisa dos detalhes técnicos das locomotivas em um dado momento: a chegada ao Brasil das primeiras importadas usadas.

Nomenclatura das fotos sem corte

A nomenclatura dos arquivos digitais reflete as anotações existentes no verso das ampliações fotográficas – Ano, Mês, Dia, Filme (A ou B), fotograma, local (porto ou estação ferroviária de Angra dos Reis) e numeração da locomotiva enquadrada.

1997-12-27-a03-estacao-Locomotiva-2613
1997-12-27-a04-estacao-Locomotiva-2613
1997-12-27-a05-estacao-Locomotiva-2613
1997-12-27-a09-estacao-Locomotiva-2604
1997-12-27-a10-estacao-Locomotiva-2614
1997-12-27-a18-porto-Locomotiva-2606
1997-12-27-a19-porto-Locomotiva-2609
1997-12-27-a20-porto-Locomotiva-2618
1997-12-27-a21-porto-Locomotiva-2611
1997-12-27-a22-porto-Locomotiva-2619
1997-12-27-a23-porto-Locomotiva-2605
1997-12-27-a24-porto-Locomotiva-2615
1997-12-27-aEE-porto-Locomotiva-2621
1997-12-27-b00-estacao-Locomotiva-2608
1997-12-27-b01-estacao-Locomotiva-2613
1997-12-27-b02-porto-Locomotiva-2620
1997-12-27-b03-porto-Locomotiva-2622
1997-12-27-b04-porto-Locomotiva-2619
1997-12-27-b05-porto-Locomotiva-2614
1997-12-27-b06-porto-Locomotiva-2608
1997-12-27-b07-porto-Locomotiva-2613
1997-12-27-b08-porto-Locomotiva-2612
1997-12-27-b09-porto-Locomotiva-2616
1997-12-27-b0E-porto-Locomotiva-2603
1997-12-27-b10-porto-Locomotiva-2607
1997-12-27-b11-porto-Locomotiva-2604
1997-12-27-b12-porto-Locomotiva-2610
1998-02-02-b01-porto-Locomotiva-2617
1998-02-02-b02-estacao-Locomotiva-2614
1998-02-02-b03-estacao-Locomotiva-2607
1998-02-02-b04-estacao-Locomotiva-2607
1998-02-02-b05-estacao-Locomotiva-2604
1998-02-02-b06-estacao-Locomotiva-2604
1998-02-02-b10-estacao-Locomotiva-2603
1998-02-02-b11-estacao-Locomotiva-2612
1998-02-02-b12-estacao-Locomotiva-2616
1998-02-02-bEE-estacao-Locomotiva-2607

Foram mantidos os nomes relacionados como Fevereiro (-02-02), apesar de Janeiro ser a hipótese mais provável. E destacados os fotogramas cuja numeração pode estar fora da sequência correta.

Este é o conjunto de informações recuperadas até o momento.

Quanto às fotos que receberam cortes do enquadramento e tratamento digital anterior, estão nomeadas apenas pelo número de cada locomotiva + uma letra opcional (2603, 2603a, 2603b etc.). A letra opcional foi substituída por indicações como Lateral, Cabine, Direita, Esquerda, Corpo etc.

A chegada das “Namibianas” em Angra dos Reis
2603 | 2604 | 2605 | 2606 | 2607 | 2608 | 2609 | 2610 | 2611 | 2612 | 2613 | 2614 | 2615 | 2616 | 2617 | 2618 | 2619 | 2620 | 2621 | 2622
Ficha técnica original | Ficha técnica na ALL | Ficha técnica das imagens
A SR-2 em Angra dos Reis
Estações | Pátio de Angra | Pátio do Porto
Perfil das linhas | Quadro de Tração | Esquema da SR-2 | Mapa 1984
Passeio no Trem da Mata Atlântica | Desdobramento de trens na serra de Angra
Pelas lentes do Eliezer
Um passeio na Mata Atlântica | A SR2 RFFSA em Angra dos Reis | A chegada das “Namibianas”
Uma viagem no Trem das Montanhas Capixabas | O álbum do dr. Ivancko | Maquete suspensa no teto
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
ALL (2002) | SR-6 | SR-5 | SR-2 | SR-3 | RFFSA | Fepasa | Elétricas CPEF
GE-Brasil | GM | Alco | Codificação brasileira | As novas...
   
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

Acompanhe no FB


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade