Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Avanço dos trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II no período de Cristiano Ottoni (1855-1865), abordado no livro de Almir El-Kareh
Avanço dos trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II no período de Cristiano Ottoni (1855-1865), abordado no livro de Almir El-Kareh

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

   

Bibliografia: ferrovia e história
Filha branca de mãe preta: a
Companhia da Estrada de Ferro
D. Pedro II (1855-1865)


 
Flavio R. Cavalcanti - 14 Abr. 2015

Filha branca de mãe preta:
a Companhia da Estrada de Ferro
D. Pedro II (1855-1865)

Almir Chaiban El-Kareh
Ed. Vozes, Petrópolis, 1982

Fruto da pesquisa do autor para a dissertação de mestrado na UFF, o livro é um estudo daquele que foi, em sua origem, o maior empreendimento capitalista do Brasil, organizado pelo Estado escravista, em benefício da economia primária escravista, cada vez mais concentrada na classe dos fazendeiros de café do vale do rio Paraíba do Sul e áreas adjacentes.

O período estudado vai da constituição da empresa capitalista, — por determinação do Estado escravista, — até sua dissolução como companhia “privada”, por decisão do Estado de encampá-la.

   
Capa do livro “Filha branca de mãe preta: a Companhia da Estrada de Ferro D. Pedro II (1855-1865)”
Capa do livro “Filha branca de mãe preta: a Companhia da Estrada de Ferro D. Pedro II (1855-1865)”

Vale lembrar que esse também foi o período em que vigorou um objetivo — vencer a serra do Mar, para chegar ao vale do Paraíba do Sul — comum aos mais diversos interesses e grupos que participavam da disputa pelas decisões de Estado.

Foi, igualmente, o período em que D. Pedro II, de forma velada, deu sustentação a Cristiano Ottoni, crítico radical da Coroa.

Por isso, a “Autobiografia” de Ottoni torna-se leitura complementar fundamental. Embora extensamente citada, muitos de seus pontos mais significativos não são notados por El-Kareh, — focado na análise da relação escravismo X capitalismo.

É importante frisar que o título não se refere à ferrovia, mas à “Companhia”, — como se chamava, na época, a sociedade anônima (“S.A.”), — necessária para reunir um volume de capitais muito além das possibilidades da classe escravista e de seus parceiros comerciais e financeiros urbanos.

 

 

«» ª •’ — “”
EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade