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Locomotiva GM Villares SD40-2 nº 407 da Estrada de Ferro Carajás
Locomotiva GM Villares SD40-2 nº 407 da Estrada de Ferro Carajás

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Locomotivas Villares
SD40-2 EF Carajás

Flavio R. Cavalcanti - Mar. 2014

Um anúncio na Revista Ferroviária, com texto variável e duas fotos históricas (abaixo), marcou, passo a passo, a construção e entrega das 29 locomotivas GM Villares SD40-2 para a Estrada de Ferro Carajás, de 1985 a 1987.

Em Maio de 1985, o anúncio informava tratarem-se de “locomotivas diesel-elétricas modelo SD40-2, com potência de 3.000 HP [sic], 180 toneladas de peso próprio e bitola de 1,60 m”.

Informava, ainda, que, “até o final de Julho de 1985 foram entregues 5 unidades, estando as restantes programadas para embarque no decorrer de 1986”.

“Na foto [abaixo], embarque de uma unidade pelo porto de Santos, com destino ao porto de São Luís”.

Três meses mais tarde, em Agosto de 1985, o mesmo anúncio na Revista Ferroviária trazia algumas atualizações em seu texto:

“São locomotivas diesel-elétricas modelo SD40-2, com potência de 3.400 HP [sic], 180 tons. Em 1985 foram entregues 10 unidades, estando programadas para embarque em 1986 as demais 19 máquinas”.

Uma nota publicada na Revista Ferroviária de Julho de 1986 assinalava a introdução de ar-condicionado nas cabines das locomotivas — tanto da GE (15 unidades C30-7) quanto da Villares (10 unidades SD40-2) — a serem entregues na segunda metade daquele ano.

Na Revista Ferroviária de Janeiro de 1987, o anúncio da Villares atualizava as informações: — Foram entregues 20 locomotivas SD40-2 à Estrada de Ferro Carajás em 1985 e 1986; e as demais 9 unidades estavam programadas para embarque em 1987.

Na edição de Junho de 1987 da Revista Ferroviária, o anúncio já era outro, totalmente diferente — destacando na foto a locomotiva nº 407 da Estrada de Ferro Carajás (acima), com o título: — “A 100ª Locomotiva”:

“Em Janeiro de 1982 a Villares entregou a primeira locomotiva, fabricada sob licença da General Motors. E agora em Junho de 1987 entregou a centésima: uma diesel-elétrica modelo SD40-2, com 180 toneladas, 3.300 HP [sic], bitola larga, vista na foto tracionando um trem de minério da EF Carajás (Cia. Vale do Rio Doce)”.

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Embarque de uma das primeiras locomotivas GM Villares SD40-2 no porto de Santos, em 1985
Embarque de uma das primeiras locomotivas GM Villares SD40-2 no porto de Santos, em 1985
   

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Locomotiva SD40-2 nº 407 da Estrada de Ferro Carajás: a centésima locomotiva construída pela Equipamentos Villares
Locomotiva SD40-2 nº 407 da Estrada de Ferro Carajás: a centésima locomotiva construída pela Equipamentos Villares, entregue em meados de 1987
Uma das primeiras cinco locomotivas GM Villares SD40-2 construídas para a Estrada de Ferro Carajás, em 1985
Uma das primeiras cinco locomotivas GM Villares SD40-2 construídas para a Estrada de Ferro Carajás, em 1985
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