Villares - RF, Mai. 1986Sob o título Tração elétrica e diesel-elétrica para as ferrovias brasileiras, o anúncio da Villares na Revista Ferroviária de Maio de 1986 lembrava as 52 locomotivas GT22 que já rodavam nas regionais Curitiba e Porto Alegre da RFFSA e registrava a entrega de mais 10 locomotivas semelhantes. Locomotiva Villares diesel-elétrica modelo GT22, com 108 toneladas, potência de 2.245 HP, bitola métrica, dois truques de três eixos cada um, equipada com motor diesel 645-E de 12 cilindros. 52 dessas locomotivas foram entregues à RFFSA em 1983 e estão em serviço nas Regionais de Curitiba e Porto Alegre. Mais 10 unidades semelhantes, com 120 toneladas, foram entregues à RFFSA no corrente ano. As primeiras 52 locomotivas, entregues em 1983, eram GT22CUM1, das quais, 30 foram inicialmente numeradas de 2501 a 2530 na SR5 Curitiba; e as demais 22 numeradas de 6451 a 6472 na SR6 Porto Alegre. Com a implantação do Sistema de Gerenciamento Operacional (Sigo), todas foram renumeradas numa faixa única, de 4601 a 4652, mantendo a sequência.
A fotografia, portanto, é bem anterior à publicação deste anúncio. As 10 locomotivas entregues na primeira metade de 1986 eram GT22CUM2, e já receberam numeração Sigo, na sequência das anteriores, de 4653 a 4662. Em Julho do mesmo ano, porém, a RF registrará, apenas, que a RFFSA recebe “mais” 8 locomotivas Villares modelo GT22CUM2 ficando por conferir se já havia recebido duas, antes. O anúncio na Revista Ferroviária de Maio de 1986 faz, ainda, um registro de outros modelos e anos de entrega às respectivas ferrovias: A Vilares entregou também à Cia. Vale do Rio Doce, em 1985, 10 locomotivas destinadas à EF Carajás, de modelo SD30-2, com 180 toneladas, potência de 3.300 HP, bitola larga, dois truques de três eixos cada um, equipadas com motor diesel 645-E de 16 cilindros. Mais 19 locomotivas iguais para a EF Carajás serão entregues no decorrer do segundo semestre de 1986. No setor de tração, a Villares também fabrica controles eletro-eletrônicos de propulsão e motores elétricos para locomotivas e para trens-unidade, metrôs e trólebuses, todos com altos índices de nacionalização e controle de qualidade Villares. «» ª Villares GT22CUM1 / GT22CUM1
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