Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva JT26 CW-2B projetada e construída pela Villares para Enafer - Ferrocarriles del Peru
Locomotiva JT26 CW-2B projetada e construída pela Villares para Enafer - Ferrocarriles del Peru

Ferreofotos

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• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

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Ferreoclipping

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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Locomotivas Villares
JT26 CW-2B Enafer
Ferrocarriles del Peru


 
Villares - RF, Out. 1986

As locomotivas JT26 CW-2B aparecem em um anúncio da Villares publicado na Revista Ferroviária em Outubro de 1986, sob o título “Equipando as ferrovias da América Latina”.

O apelo a um “sentimento regional” ligava-se às iniciativas de integração econômica que se discutiam naquele momento.

Na mesma edição da revista, indústrias de material ferroviário da Argentina e do Brasil reagiam à proposta de redução das barreiras alfandegárias entre os dois países.

Embora licenciada da General Motors (GM), a Villares frisava o desenvolvimento de tecnologias para situações específicas da região:

“Locomotiva JT26 CW-2B, com duas cabines, 3.300 HP, 120 toneladas, projetada e construída especificamente para atender às condições de operação da Empresa Nacional de Ferrocarriles del Peru — Enafer — em altitudes de até 4.800 metros e trechos de difícil traçado (operação em ziguezague).

“Em 1986, a Villares entregou 5 unidades à Enafer, oferecendo tecnologia desenvolvida na América Latina em resposta às necessidades das estradas de ferro latinoamericanas”.

O contrato já estava assinado em meados do ano anterior, conforme nota reproduzida, na época, pela Revista Ferroviária.

O press release frisava a inovação do projeto Villares, “um modelo absolutamente novo, com duas cabines (uma em cada extremidade), que a própria EMD-GM, licenciadora da Villares, ainda não fabricou”.

Especificava, ainda, que a locomotiva “tem 96 toneladas de peso próprio, seis eixos e 3.300 HP de potência total (3.000 HP em tração)[RF, Ago. 1985, p. 22].

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Ferrovias

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• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Locomotiva JT26 CW-2B nos trilhos de Enafer - Ferrocarriles del Peru
Locomotiva JT26 CW-2B nos trilhos de Enafer - Ferrocarriles del Peru. Publicação avulsa Villares, sem data
Locomotivas Villares
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Indústria ferroviária
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