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Primeira estação ferroviária de Santa Maria, inaugurada em 1885
[Santa Maria: relatos e impressões de viagem, p. 98]

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

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• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

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• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

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• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

VFRGS / RFFSA / ALL
A primeira estação de Santa Maria (RS)


 
Flavio R. Cavalcanti - 3 Nov. 2014

A primeira estação ferroviária de Santa Maria (RS) foi inaugurada em 1885, quando chegaram à cidade os trilhos da antiga Estrada de Ferro Porto Alegre.

“Localizava-se no trecho atualmente extinto da rua Visconde de Ferreira Pinto, a poucos metros do arroio Itaimbé, que na época corria a céu aberto. Observando fotografias de diversos períodos, pode-se afirmar que o prédio ainda estava em pé no início da década de 1940” [Santa Maria: relatos e impressões de viagem, p. 98].

A localização exata é um tanto difícil de situar no terreno, que foi totalmente descaracterizado por aterro e canalização do arroio Itaimbé, onde hoje começa o pátio de triagem de vagões, a leste do viaduto Itararé.

Esse terrapleno para o pátio ferroviário implicou na erradicação de um trecho em “cotovelo” da antiga rua Itararé, e provavelmente várias desapropriações, — o que sempre deixa abundante documentação.

Em compensação, foram liberados espaços ocupados pelos antigos traçados ferroviários, — a partir do momento em que foram reunidos em uma saída única, ao final do pátio, — dando origem à atual avenida Assis Brasil e à rua Ari Nunes Tagarra, a julgar por seus desenhos em curvas suaves, coincidentes com o percurso dos trilhos nos antigos mapas e plantas urbanos.

Como testemunho do relevo original do terreno, restou a antiga ponte ferroviária de pedra sobre o extinto arroio Itaimbé, próxima ao prédio do Sesc, na extremidade norte do Parque Itaimbé [Parque Itaimbé – Santa Maria (RS): gênese de um espaço público / privado, p. 97].

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Ferrovias

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Planta urbana de Santa Maria em 1902, com o arroio Itaimbé e o surgimento de uma passagem com várias edificações, onde hoje existe o pátio ferroviário
Planta urbana de Santa Maria em 1902, mostrando o arroio Itaimbé e o surgimento de uma passagem com várias edificações, onde hoje existe o pátio ferroviário
[Santa Maria: relatos e impressões de viagem, p. 83-84]
Prédio principal da atual estação ferroviária de Santa Maria (RS), inaugurada em 1899 ou 1900
Prédio principal da atual estação ferroviária de Santa Maria (RS), inaugurada em 1899 ou 1900
[Santa Maria: relatos e impressões de viagem, p. 98]
Planta urbana de Santa Maria em 1902, com a avenida Progresso (atual Rio Branco) e poucas construções no entorno da atual estação ferroviária
Planta urbana de Santa Maria em 1902, com a avenida Progresso (atual Rio Branco) e poucas construções no entorno da atual estação ferroviária
[Santa Maria: relatos e impressões de viagem, p. 83-84]
A ferrovia em Santa Maria
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