Novo no site: ferrovia e ferreomodelismo
Ferrovia, frigoríficos e
vagões isotérmicos no Brasil
Flavio R. Cavalcanti - 25 Fev 2013
Esta seção do site começa com um balanço das informações localizadas e divulgadas pelos ferreomodelistas e pesquisadores ferroviários, na primeira década e meia de foruns na internet, sobre os vagões isotérmicos que rodaram em nossas ferrovias.
Essas informações derivam, em grande parte, de anúncios e press releases dos fabricantes nacionais de material ferroviário e representantes de fabricantes estrangeiros, publicados nas revistas especializadas ao longo das décadas.
Vagões isotérmicos nas ferrovias
Para melhor situar esses vagões ao longo da história, foi iniciada uma pesquisa sobre os principais abatedouros frigoríficos no Brasil, desde o início de sua implantação, na década de 1910, até a década de 1970, quando parecem ter sido feitos os últimos investimentos em vagões isotérmicos.
Outra origem dos conhecimentos hoje existentes entre ferreomodelistas tem origem em coleções de plantas de vagões, obtidas por pesquisadores nas oficinas das ferrovias, desde a década de 1970.
Cada "conjunto" de plantas tem uma data específica, como um "corte" no tempo, e que nem sempre é fácil identificar. No entanto, permitem identificar algumas "camadas geológicas" nas frotas então existentes, desde uns poucos vagões mais antigos, importados, cujo número já ia minguando, até os vagões construídos pelas indústrias brasileiras, mais novos e em maior número.
Plantas de vagões isotérmicos
O acervo de imagens históricas e informações reunido pelos ferreomodelistas e pesquisadores foi transformado em ferreomodelos próprios (artesanais), em ferreomodelos lançados pela Frateschi Trens Elétricos, em artigos e anúncios publicados em seu Informativo (IF), e em decalques e respectivas folhas de instruções, por diferentes produtores independentes.
Vagões isotérmicos dos ferreomodelistas
Ainda falta apresentar inúmeros vagões modificados pelos ferreomodelistas, assim como alguns dos modelos lançados pela Frateschi, e talvez mais alguns decalques e respectivas folhas de instruções.
A seção está apenas no início. Uma vez estruturada, facilitará classificar e relacionar outras informações, existentes em relatórios oficiais, livros de história e acervos fotográficos.
Vagões de madeira
- 2003 - Anglo
- 2007 - RFFSA EFSJ
- 2010 - Bordon
- 2003a - Frigorífico Wilson
- 2003b - Armour
Vagões metálicos
Vagões isotérmicos no Informativo Frateschi nº 29
Outros produtores
|