Ferreomodelos de vagões isotérmicos Frateschi
Vagão frigorífico ICD
Fepasa
Flavio R. Cavalcanti - Fev. 2013
Fotos: Juliano Zambrota - 2013
O ferreomodelo do vagão frigorífico ICD
Fepasa
representa um protótipo posterior à implantação do Sigo (1984).
Tecnicamente, é uma variação (decais, pintura) do vagão isotérmico metálico ICC RFFSA, com aproveitamento do mesmo molde.
Foi lançado pela Frateschi no início de 1996 (IF-50, Mar. 1996), porém, a notícia no IF (em preto e branco) ainda não indicava código de referência, pois seria vendido somente em conjunto com outros dois, de um lote produzido em série única.
Eis o texto descritivo do Informativo Frateschi sobre ele:
“Vagão isotérmico ICD da
Fepasa
“Totalmente branco com inscrições em preto, a
Fepasa
manteve vagões isotérmicos tanto na bitola larga como na estreita. Alguns deles em parceria com a iniciativa privada, como foi o caso dos isotérmicos plug-door do Frigorífico Wilson, parceria essa que já vinha do tempo dos isotérmicos de madeira. Infelizmente estes foram sendo abandonados ou transformados em fechados para transporte sacaria, e ficou a lembrança que a Frateschi faz questão de perpetuar, nessa que é a primeira versão de um isotérmico da Fepasa, produzido pela Frateschi”.
No final da década de 1990, ao que tudo indica, o ferreomodelo já estava à venda em embalagem avulsa, pois apareceu em um Catálogo Frateschi (sem data), com o código de referência 2043.
Vagões isotérmicos lançados em 1996, em Catálogo Frateschi sem data, da década de 1990,
adquirido por Luís Fadel por volta de 1998 ou 1999
|