Trem turístico de Santos Dumont
Zezé Leone: Uma Miss pede socorro!
Trem de Ferro nº 7 - Jul.-Set. 1991
Informativo da
ABPF
RJ
Este artigo, da melhor fase do jornal da
ABPF
RJ, é um dos poucos textos impressos encontrados, no período que vai de sua desativação, em 1968, até a chegada da internet ao Brasil, na segunda metade da década de 1990.
A qualidade da equipe que editava o Trem de Ferro Eduardo Coelho, Fernando Marin, João Bosco Setti e José Emílio Buzelin responde pelas informações contidas no artigo:
«Zezé Leone
Uma Miss pede socorro!
«Fabricada em Outubro de 1922 pela American Locomotive Copany sob o nº 63533, a locomotiva Pacific nº 370 da EFCB foi batizada com o nome da primeira Miss Brasil, Zezé Leone, eleita em 1923.
«A locomotiva Zezé Leone foi, durante muito tempo, a única Pacific sediada no Depósito de São Diogo, e, conduzida pelo lendário maquinista Carlos Pereira da Rocha, tracionava o trem noturno Cruzeiro do Sul entre Rio de Janeiro e São Paulo, bem como os mais importantes trens especiais da época.
Locomotiva Zezé Leone na capa do jornal Trem de Ferro, da ABPF-RJ, em 1991
«No final de carreira, era utilizada nos trens de serviço na região de Santos Dumont (MG), vindo a ser instalada em um pedestal no Depósito daquela cidade.
«Depois de anos exposta ao tempo, agora em frente ao Depósito, a locomotiva Zezé Leone está se acabando, com o risco de sua cabine se transformar em abrigo para mendigos.
«A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária já tem feito contato oficial, propondo que a locomotiva nº 370 seja transferida provisoriamente para o interior do Depósito, ou que seja construída uma cobertura e uma cerca (de baixo custo) para abrigá-la do tempo.
«Assim, no futuro,em dias melhores ou com algum patrocínio particular, esta bela locomotiva Pacific poderá voltar aos seus dias de glória, quem sabe até operando como Marketing para a
RFFSA
e SR3».
Artigo sobre a locomotiva Zezé Leone no jornal Trem de Ferro, da ABPF-RJ, em 1991
Legendas das fotos
«Abaixo – A locomotiva nº 370 na antiga pintura da Central, fotografada na fábrica Brooks da Alco, em 1922.
«Embaixo – Na década de 1970, durante uma visita de inspeção, podem ser reconhecidos importantes engenheiros da Central ao lado da locomotiva Zezé Leone ainda impecável, entre eles dr. Aldo Marzili, em primeiro plano, e dr. Jacintho Vilela Filho, hoje diretor da
ABPF
RJ».
|