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Locomotiva G8 A1A-A1A nº 504 da EFSLT com o que seria o primeiro padrão de pintura de locomotivas diesel dessa ferrovia
Locomotiva G8 A1A-A1A nº 504 da EFSLT com o que seria o primeiro padrão de pintura de locomotivas diesel dessa ferrovia.
Foto: Divulgação / EMD GM

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EFSLT - Estrada de Ferro São Luís - Teresina
Locomotiva G8 A1A-A1A


 
Imagems: Divulgação
Pesquisa e digitalização: Chris R.

De acordo com Buzelin e Setti (SPMT), em 1957 a EFSLT recebeu 4 locomotivas G8 A1A-A1A, numeradas de 501 a 504.

Anos depois, três sobreviventes foram transferidas para a VFCO.

Outras 30 locomotivas G8 foram adquiridas em 1958 (EFL, RMV); e mais 16 em 1960 (VFFLB, EFG, RMV), totalizando 50 unidades. Após sucessivas transferências e renumerações no âmbito da RFFSA, também acabaram concentradas na VFCO.

Buzelin e Setti apresentam foto da locomotiva nº 504, com essa mesma pintura, já em serviço na EFSLT.

Também apresentam foto da locomotiva nº 502, ainda com truques A1A-A1A — porém já com as inscrições "RFFSA / Regional Belo Horizonte", indicativa da reorganização da ferrovia estatal a partir de 1975.

Por volta de 1983, foram todas renumeradas na série de 4041 a 4088, cabendo às duas sobreviventes ex-EFSLT os números 4087 e 4088.

Em 1996, a FCA recebeu essa frota reduzida a 34 locomotivas, algumas paralisadas [Buzelin e Setti: FCA p. 127-129].

Foto

A foto (acima), publicada em um anúncio na Revista Ferroviária em 1958, data do ano anterior, uma vez que foi feita na própria fábrica EMD GM, de onde estas locomotivas saíram em Jun. 1957.

Não lembro de já ter visto alguma informação concreta sobre as cores dessa pintura, mas não me espantaria se fossem “Vermelho, Laranja, Amarelo para as faixas, números e letras, e truques, tanque, caixa de baterias, engates e pega-mãos na cor preta”, tal como indicado para a pintura — nesse mesmo padrão — das primeiras ocomotiva G12 A1A-A1A da VFRGS, de acordo com o diagrama e descrição detalhada de Pedro Manfrin.

Ou, resumidamente, “vermelho, laranja e amarelo”, na descrição de Fábio Dardes para a pintura inicial das locomotivas GP9L / GP18 da Estrada de Ferro Araraquara.

Ao que se deduz, ao iniciarem a “dieselização” de suas frotas de locomotivas, as ferrovias brasileiras não tinham parado para pensar em esquemas de pintura, e a própria EMD GM ofereceu seus padrões, que foram adotados num primeiro momento.

Pintura EMD GM
G12 A1A-A1A VFRGS | GP9L / GP18 | G8 A1A-A1A EFSLT
   

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Locomotiva G8 A1A-A1A nº 504 da EFSLT em anúncio publicado em 1958
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G12 A1A-A1A VFRGS | GP9L / GP18 | G8 A1A-A1A EFSLT
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