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Visão geral do centro histórico de Teresina
Visão geral do centro histórico de Teresina, entre os rios Parnaíba (à esquerda) e Poti
[Fonte: Google Earth (ver abaixo), imagens de satélite tomadas entre 14 Ago. 2010 e 16 Out. 2010]

Ferreoclipping

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Metrô de Teresina
O centro histórico

Flávio R. Cavalcanti
Imagem: Google Earth

Teresina foi, na origem, uma cidade planejada (com traçado geométrico) e construída, para o propósito específico de ser a sede do governo da então província do Piauí. A antiga capital, Oeiras, situava-se 200 km a sul-sudeste dali, no rio Canindé, inadequado à navegação por ser intermitente, praticamente secando boa parte do ano.

A decisão foi tomada e realizada durante o governo provincial (7 Set. 1850 a 12 Mar. 1853) do liberal baiano José Antônio Saraiva.

O local escolhido para a nova capital é a Chapada do Corisco (nome devido ao grande número de descargas elétricas atmosféricas), entre o rio Parnaíba (a oeste) e seu afluente Poti. De grande importância, na época, a navegação do rio Parnaíba facilitaria a comunicação da capital com o litoral atlântico, ao norte, e com o alto Parnaíba, no extremo sul — melhorada, ainda no Império, por obras de desobstrução do canal navegável.

Além disso, o local escolhido é onde o rio Parnaíba mais de aproxima de outro rio importante na época, o Itapecuru, que oferecia navegação desde São Luís até Caxias, distante apenas 70 km da Chapada do Corisco. (Consta que esta proximidade da navegação maranhense teria colocado boa parte do Piauí na área de influência comercial de São Luís, suscitando a preocupação que levaria à construção de Teresina, para contrabalançá-la).

Devido à proximidade da navegação do Itapecuru, a ligação ferroviária entre Teresina e São Luís começou a ser implantada a partir da cidade de Caxias, em pleno interior maranhense, sob o nome de EF Caxias a Cajazeiras, aberta em 1895 (78 km), no início da República. Só mais tarde os trilhos "recuaram" em direção ao que viria a ser considerado seu "ponto inicial" da rebatizada Estrada de Ferro São Luís - Teresina, atingindo Rosário em 1919 e São Luís em 1921 [ver Formação da quase-rede de ferrovias do Nordeste]. Em Flores (hoje Timon), os trilhos ainda aguardaram até as vésperas da II Guerra Mundial, quando finalmente foram inauguradas a ponte metálica sobre o rio Parnaíba e a estação ferroviária de Teresina.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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