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Locomotiva elétrica nº 6508 da Fepasa com os componentes retirados para reparação geral nas oficinas da ferrovia
Locomotiva elétrica nº 6508 da Fepasa com os componentes retirados para reparação geral nas oficinas da ferrovia

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Locomotivas Baratinha Fepasa: sucata ou preservação?
Alienação de locomotivas elétricas
séries 6500 e 6510 - "Baratinhas"?

Arquivo Fepasa
Pesquisa e digitalização: Carlos E. Campanhã

Ofício sem data nem assinatura — provavelmente rascunho — abre uma janela para os embates que se travavam dentro da Fepasa - Ferrovias Paulistas, a respeito das velhas locomotivas elétricas, sucateamento, preservação etc.

Tivéssemos a data do documento, fixaria um quadro da situação das locomotivas elétricas Baratinha da bitola larga (ou seriam Baratonas?). Como está, só traçando primeiro o quadro delas em várias, para depois identificar a data do ofício.

«As locomotivas elétricas das séries 6500 e 6510, embora antigas, adequam-se perfeitamente aos serviços de manobra e lastro, mormente àqueles nos quais a potência instalada de uma diesel excederia à requerida.

Página inicial do ofício sobre as locomotivas elétricas

«Levando-se em conta que na década de 20 o Brasil não possuía os recursos e a mão de obra dos países desenvolvidos da época, as características dessas locomotivas eram a baixa e fácil manutenção, associadas à alta confiabilidade e robustez. Note-se que inexistem locomotivas diesel remanescentes desse período.

«Ao baixar-se uma locomotiva dessas, cria-se uma lacuna no nosso já deficitário parque de tração, pois o serviço delas deverá ser executado por outras, as quais inexistem e que não dispomos de verba para aquisição.

«Dessa forma, não podemos concordar com as justificativas:

«- Existem duas ou poucas locomotivas da série:

«Nas atuais circunstâncias, a Fepasa necessita de todo e qualquer tipo de tração. A justificativa de baixa utilização é decorrente do reduzido número de locomotivas.

«- Ambas estarem imobilizadas:

«As locomotivas estavam imobilizadas como qualquer outra em processo de reparação geral; sendo que a 6503, ao contrário do que foi dito, encontrava-se em pleno funcionamento no serviço de manobra do pátio da estação de Limeira, na ocasião de sua transferência para o Museu de Jundiaí.

«- Obsoletismo:

«Obsoletismo não deve ser encarado como incapacidade operacional. Embora o projeto dessas locomotivas seja de 1920, até o momento elas vêm cumprindo suas funções.

«- Falta de peças para a manutenção:

«Com relação às peças, segundo informações de funcionário das Oficinas de Jundiaí, essas existem e podem ser utilizadas.

«- Antieconômica a reparação:

«Note-se que em momento algum avaliou-se a relação custo / benefício da reparação / operação dessas locomotivas, não sendo especificada a correta amplitude do termo "antieconômica".

«Das locomotivas em questão temos:

«6503 - Em funcionamento, preservada no Museu de Jundiaí

Segunda página do ofício sobre a destinação das locomotivas elétricas

«6505 - Está com seus componentes retirados (freio, compressores, resistências, tacógrafo, sino, apito e pantógrafo), como em procedimento padrão para reparação geral (RG).

«6508 - Idem 6505.

«6517 - Incendiada, e segundo o seu livro de bordo, encontrava-se na ocasião sem o seu extintor de incêndio. É possível retornar à operação, pois além de existirem peças sobressalentes, esse tipo de acidente eventualmente ocorre com outras das nossas locomotivas.

«6416 - Essa locomotiva foi demolida sem baixa patrimonial, nada restando que possa ser identificado.

«Finalmente, podemos sugerir que, caso não haja interesse em utilizá-las na operação, um leilão internacional de antiguidades alcançaria um valor muito superior ao atualmente obtido do que a venda como sucata (US$ 600.000,00 x US$ 4.000,00).

«Em anexo fotos das locomotivas 6505 e 6508.»

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
  

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Locomotiva elétrica nº 6505 da Fepasa, tamém com os componentes retirados para reparação geral nas oficinas da ferrovia
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Interior do compartimento da locomotiva elétrica 6505, sem o compressor, para reparação geral nas oficinas da ferrovia
Interior do compartimento da locomotiva elétrica 6505, sem o compressor, para reparação geral nas oficinas da ferrovia
Interior do compartimento da locomotiva 6505 sem os componentes elétricos, para reparação geral nas oficinas da ferrovia
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