Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

   

Fepasa - Ferrovias Paulistas
A “Baratinha” n° 502 da Paulista


 
Vanderlei Zago
Centro-Oeste nº 96— 1º Set. 1995

A Fepasa realizou, em Maio pp., a completa restauração e pintura da antiga locomotiva elétrica n° 502 da Cia. Paulista (Fepasa n° 6503), de fabricação General Electric (GE) / American Locomotive Works (Alco), 1924, bitola larga; e também do carro de passageiros da Paulista, tipo "Inspeção", AM-3603.

Ambos destinavam-se ao acervo do Museu da Paulista, em Jundiaí, SP, então prestes a ser inaugurado pela Fepasa.

Na tarde de 11 de Maio pp., ao chegarmos em Nova Odessa com um trem tanqueiro tracionado por uma locomotiva V8, fomos avisados de que deveríamos trocar a tripulação do S-5562 — um trem que vinha de Rio Claro para Jundiaí — e sua tripulação deveria prosseguir com nosso trem, rumo a Rio Claro.

Vista frontal da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Vista frontal da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Como fazemos normalmente, descemos para aguardar o trem e fazer a troca de tripulação.

Qual não foi nosso espanto — e alegria — ao vermos uma locomotiva elétrica “Baratinha” chegando com um carro antigo de passageiros, de madeira, totalmente restaurados e apitando ao entrar na estação!

A locomotiva estava impecável, com sua pintura verde-oliva, como nos tempos da Paulista, com seus detalhes típicos.

O carro também foi restaurado com esmero, não se esquecendo nenhum detalhe. Seu interior possuía poltronas antigas, ventiladores e iluminação (funcionando), entre outros detalhes.

Prosseguimos com o trem até Campinas, onde novamente houve troca de tripulação para seguir para Jundiaí.

Cabine da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Cabine da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Não é necessário explicar o sentimento de espanto e surpresa que as pessoas expressavam, à passagem da composição ao longo do trecho de Nova Odessa a Campinas!

A locomotiva passava pelas estações apitando, com seu apito característico — parecido com o de locomotiva a vapor — e tocando o sino. Muitos devem ter recordado o tempo da saudosa Paulista, com seus trens de carros de madeira.

Dias depois, inaugurou-se o Museu da Paulista, em Jundiaí, e lá estava a locomotiva n° 502, para permanecer em definitivo.

Ficou na memória — e nas fotos — o dia em que uma elétrica da Paulista reviveu seus tempos de glória, correndo no trecho com sua imponente pintura verde-oliva, o símbolo da Paulista, e apitando alegremente — mesmo sendo apenas uma manobreira “Baratinha”.

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Ferreoclipping

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Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

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Ferreofotos

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