Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Fepasa - Ferrovias Paulistas
A “Baratinha” n° 502 da Paulista


 
Vanderlei Zago
Centro-Oeste nº 96— 1º Set. 1995

A Fepasa realizou, em Maio pp., a completa restauração e pintura da antiga locomotiva elétrica n° 502 da Cia. Paulista (Fepasa n° 6503), de fabricação General Electric (GE) / American Locomotive Works (Alco), 1924, bitola larga; e também do carro de passageiros da Paulista, tipo "Inspeção", AM-3603.

Ambos destinavam-se ao acervo do Museu da Paulista, em Jundiaí, SP, então prestes a ser inaugurado pela Fepasa.

Na tarde de 11 de Maio pp., ao chegarmos em Nova Odessa com um trem tanqueiro tracionado por uma locomotiva V8, fomos avisados de que deveríamos trocar a tripulação do S-5562 — um trem que vinha de Rio Claro para Jundiaí — e sua tripulação deveria prosseguir com nosso trem, rumo a Rio Claro.

Vista frontal da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Vista frontal da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Como fazemos normalmente, descemos para aguardar o trem e fazer a troca de tripulação.

Qual não foi nosso espanto — e alegria — ao vermos uma locomotiva elétrica “Baratinha” chegando com um carro antigo de passageiros, de madeira, totalmente restaurados e apitando ao entrar na estação!

A locomotiva estava impecável, com sua pintura verde-oliva, como nos tempos da Paulista, com seus detalhes típicos.

O carro também foi restaurado com esmero, não se esquecendo nenhum detalhe. Seu interior possuía poltronas antigas, ventiladores e iluminação (funcionando), entre outros detalhes.

Prosseguimos com o trem até Campinas, onde novamente houve troca de tripulação para seguir para Jundiaí.

Cabine da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF
Cabine da locomotiva “Baratinha” n° 502 restaurada nos padrões da CPEF

Não é necessário explicar o sentimento de espanto e surpresa que as pessoas expressavam, à passagem da composição ao longo do trecho de Nova Odessa a Campinas!

A locomotiva passava pelas estações apitando, com seu apito característico — parecido com o de locomotiva a vapor — e tocando o sino. Muitos devem ter recordado o tempo da saudosa Paulista, com seus trens de carros de madeira.

Dias depois, inaugurou-se o Museu da Paulista, em Jundiaí, e lá estava a locomotiva n° 502, para permanecer em definitivo.

Ficou na memória — e nas fotos — o dia em que uma elétrica da Paulista reviveu seus tempos de glória, correndo no trecho com sua imponente pintura verde-oliva, o símbolo da Paulista, e apitando alegremente — mesmo sendo apenas uma manobreira “Baratinha”.

«» ª • — “”
   
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

Acompanhe no FB

Vagão Administração AM-3603 restaurado pela Fepasa nos padrões da CPEF para o Museu de Jundiaí
Carro Administração AM-3603 restaurado pela Fepasa nos padrões da CPEF para o Museu de Jundiaí
A viagem da “Baratinha” n° 502
Consertar, sucatear ou leiloar como raridade? | Baratinha | Baratinha
Museu Ferroviário de Jundiaí
Vistas externas | Desvio | Truque | Trole | Triciclo | Locomóvel
Máquina de "ingressos" | Luminárias | Escrivaninha | Ferreomodelos
“Baratinha” n° 502 | Reinauguração (1995)
Localização | Horários
Plantas Fepasa | Listagem
Bitola métrica:
Loba GE 1-C+C-1 | Loba ou Westinghouse 1-C+C-1 | Minissaia GE do Brasil B-B | "Francesa" Alstom B-B
GE 64 ton. | GE U12B | Alco RSD8 | GL8 | G12 | LEW DE-II-S | LEW DE-III-M | GE U20C
Bitola larga
GE V8 | Westinghouse V8 (Escandalosa) | Vanderleia | GE V8 | Westinghouse Box C+C | Russa
Baratinha | Baratinha | GP9L / GP18 | G12 Cabeça de Saúva | LEW DE-I-PA | U20C | Alstom "Francesa"
CPEF - Fepasa
Horário dos trens em 1949 | Regulamento de circulação de trens
Uma ferrovia modelo | A eletrificação | Elétricas | Numerações | Vapor
Alco PA2 | Os carros de aço | QC-3622 “Telecomunicações” | Vagão de água
Locomotivas | Museu da Companhia Paulista | A última pintura | A rota do trigo
Iniciativa privada investe para usar ferrovias | Transcontinental do Mercosul
Manobra militar | A "sena" de locomotivas
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 | 1907 | 1898 | Estações: 1986 | 1982 | 1960

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade