G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências
(1960)
CGT - Contadoria Geral de Transportes
|
|
|
Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960
Introdução
G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960
O presente Guia, que substitui a publicação Nomenclatura dos Estações, edição de 1953, da CGT, reúne informações gerais concernentes ao funcionamento dos estradas de ferro brasileiras bem como de empresas de transportes aéreo, rodoviário e fluvial com elas articuladas em tráfego recíproco. Tem, por finalidade precípua, oferecer um conjunto de indicações, essenciais para que a aceitação dos transportes obedeça às peculiaridades do serviço de cada empresa, a saber: o que cada estação, porto ou agência expede e recebe, as condições em que o faz, o regime de tráfego (mútuo ou direto), as modalidades de transporte oferecidas e demais serviços realizados.
Oferece, ainda, dados complementares, tais como: posição quilométrica, altitude, data de inauguração de estações, nomes anteriores.
Este Guia abrange a totalidade das ferrovias brasileiras, quatro empresas de navegação fluvial, uma de transporte rodoviário e duas de transporte aéreo.
Não podemos considerar terminada definitivamente a parte dos dados complementares, não obstante o esforço desenvolvido e a colaboração preciosa recebida. Esperamos que, em edição futura, possam ser supridas as deficiências para o que desde logo solicitamos ao leitor a apresentação de reparos e informações.
«» ª
|
|
Acompanhe no FB
|