|
|
Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Viação Férrea Federal Leste Brasileiro
Bonfim a Juazeiro e Estrada de Ferro Petrolina - Teresina
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
Esta parte do mapa de 1954 mostra em detalhe a linha da VFFLB de Alagoinhas a Propriá (Sergipe), onde o intercâmbio com a Rede Ferroviária do Nordeste só era possível por baldeação passageiros e cargas dos trens para os barcos, travessia do rio São Francisco e, do outro lado, novamente dos barcos para os trens.
« a outra linha importante parte das proximidades de Alagoinhas (Km. 123,1) e depois de percorrer o nordeste do Estado da Bahia atravessa Sergipe terminando em Propriá (Km. 550,4) à margem direita do São Francisco, fronteiro a Colégio (do estado de Alagoas) a que ligar-se-á, em breve, por uma ponte, que será o traço de união das duas grandes redes ferroviárias: a do Nordeste e a do Leste »
A baldeação durou de 1950 a 1967, quando finalmente foi inaugurado um serviço de ferry-boat, que àquela altura já era insuficiente para atender à demanda da linha [Araújo, 1970].
Mapa da VFFLB em 1954
Clique em uma parte do mapa reduzido (abaixo) para visualizar o mapa parcial da ferrovia em alta resolução
|
|
|