10.000 ton. na “serra” (EFCB) com auxílio na cauda
Eduardo Coelho
DC-6 12 Set. 1990
A RFFSA agora forma trens de minério de ferro com 108 vagões entre as minas da MBR em Belo Horizonte e o porto de Guaíba, no estado do Rio.
Esses trens têm normalmente utilizado o perfil favorável da Ferrovia do Aço, de Jeceaba (MG) a Saudade (RJ), seguindo daí pelo Ramal de São Paulo da antiga Central do Brasil, até Barra do Piraí, onde é feita uma detalhada revista em todo o trem, antes dele descer a serra do Mar até Japeri.
Como existe uma rampa ascendente de aproximadamente 1,5% entre Barra do Piraí e Humberto Antunes, ponto culminante da linha da serra do Mar, é necessário o uso de 9.000 HP de auxílio sob a forma de 2 locomotivas GM Macosa SD40-2 engatadas na cauda e uma à frente do trem. Estas locomotivas de ajuda são dotadas de rádio, pelo qual os maquinistas se comunicam o tempo todo, até as locomotivas da frente — as 3 usuais mais 1 SD40-2 guia — “mergulharem” no túnel 12 em Humberto Antunes. Então, as 2 locomotivas da cauda se desengatam com o trem em movimento, retornando em seguida para Barra do Piraí.
Para quem já teve a oportunidade de ver e literalmente sentir esse trem passar no trecho até Humberto Antunes, a experiência será inesquecível. Com todas as máquinas dando o máximo de potência, a passagem desse trem é quase um pequeno terremoto para quem observa a curta distância.
Existem vários pontos de fácil acesso para observar sua passagem, embora minha dica seja para a localidade de Mendes, distante aproximadamente 1h30m, em ônibus confortável, da rodoviária Novo Rio (Rio, RJ).
Ir de carro também será fácil, pois o único trecho ruim, embora asfaltado, é a serra entre Paracambi e Paulo de Frontin, e daí até Humberto Antunes e Mendes.
O curto trecho entre Mendes e Humberto Antunes é o de pior rampa, sendo portanto onde as máquinas fazem o maior esforço.
O desengate em movimento poderá ser observado próximo a uma passagem de nível de estrada de terra entre Humberto Antunes e Mendes. Na nossa última “visita”, em 4 Ago. 1990, aproveitamos das 10h às 19h a passagem de 3 trens desse tipo, inclusive os movimentos de retorno das máquinas de auxílio. Para completar, também filmamos e fotografamos 2 trens de carvão indo para Volta Redonda, além do TUE Barrinha, que circula na serra.
Recomendo cuidado com o desvio de Mendes, pois é utilizado regularmente pelos diversos trens, não sendo portanto linha morta. As locomotivas escoteiras e o TUE não fazem barulho. Portanto, o observador deve escolher um local seguro, fora da via.
|
|
Auxílio de cauda Barra do Piraí - Túnel Grande
Desengate das locomotivas
helpers em movimento
O desengate em movimento, no pátio da estação Humberto Antunes.
O pessoal saindo do túnel deve-se que, na entrada dele, tem uma mina onde vão buscar água. Nunca bebi não, mas deve ser boa, pois tem sempre pessoas ali [
Jorge A. Ferreira Jr.
- Dez. 2007].
«» ª
|
|
Acompanhe no FB
|
Com boa parte do trem já na descida do Túnel Grande, inicia-se o desengate em movimento das locomotivas helpers
Desengatadas as locomotivas do auxílio de cauda, o trem de minério começa a se afastar
Locomotiva nº 3796 no comando do conjunto de auxílio de cauda, já desengatado do trem de minério
Os vagões carregados de minério afastam-se do conjunto de locomotivas de auxílio de cauda
Locomotiva nº 3602, no final do conjunto de auxílio de cauda, que segue em direção ao Túnel Grande
Locomotivas do auxílio de cauda chegam a Humberto Antunes, enquanto o trem de minério desce o Túnel Grande
Locomotivas do auxílio de cauda seguem para o Túnel Grande, onde reverterão a marcha para retornar a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda passam por Humberto Antunes
Locomotivas do auxílio de cauda passam por Humberto Antunes
|