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10.000 ton. na “serra” (EFCB) com auxílio na cauda

Eduardo Coelho
DC-6 — 12 Set. 1990

A RFFSA agora forma trens de minério de ferro com 108 vagões entre as minas da MBR em Belo Horizonte e o porto de Guaíba, no estado do Rio.

Esses trens têm normalmente utilizado o perfil favorável da Ferrovia do Aço, de Jeceaba (MG) a Saudade (RJ), seguindo daí pelo Ramal de São Paulo da antiga Central do Brasil, até Barra do Piraí, onde é feita uma detalhada revista em todo o trem, antes dele descer a serra do Mar até Japeri.

Como existe uma rampa ascendente de aproximadamente 1,5% entre Barra do Piraí e Humberto Antunes, ponto culminante da linha da serra do Mar, é necessário o uso de 9.000 HP de auxílio sob a forma de 2 locomotivas GM Macosa SD40-2 engatadas na cauda e uma à frente do trem. Estas locomotivas de ajuda são dotadas de rádio, pelo qual os maquinistas se comunicam o tempo todo, até as locomotivas da frente — as 3 usuais mais 1 SD40-2 guia — “mergulharem” no túnel 12 em Humberto Antunes. Então, as 2 locomotivas da cauda se desengatam com o trem em movimento, retornando em seguida para Barra do Piraí.

Para quem já teve a oportunidade de ver e literalmente sentir esse trem passar no trecho até Humberto Antunes, a experiência será inesquecível. Com todas as máquinas dando o máximo de potência, a passagem desse trem é quase um pequeno terremoto para quem observa a curta distância.

Existem vários pontos de fácil acesso para observar sua passagem, embora minha dica seja para a localidade de Mendes, distante aproximadamente 1h30m, em ônibus confortável, da rodoviária Novo Rio (Rio, RJ).

Ir de carro também será fácil, pois o único trecho ruim, embora asfaltado, é a serra entre Paracambi e Paulo de Frontin, e daí até Humberto Antunes e Mendes.

O curto trecho entre Mendes e Humberto Antunes é o de pior rampa, sendo portanto onde as máquinas fazem o maior esforço.

O desengate em movimento poderá ser observado próximo a uma passagem de nível de estrada de terra entre Humberto Antunes e Mendes. Na nossa última “visita”, em 4 Ago. 1990, aproveitamos das 10h às 19h a passagem de 3 trens desse tipo, inclusive os movimentos de retorno das máquinas de auxílio. Para completar, também filmamos e fotografamos 2 trens de carvão indo para Volta Redonda, além do TUE Barrinha, que circula na serra.

Recomendo cuidado com o desvio de Mendes, pois é utilizado regularmente pelos diversos trens, não sendo portanto linha morta. As locomotivas escoteiras e o TUE não fazem barulho. Portanto, o observador deve escolher um local seguro, fora da via.

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Locomotivas do auxílio de cauda revertem a marcha na entrada do Túnel Grande para retornar a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda revertem a marcha na entrada do Túnel Grande para retornar a Barra do Piraí

Auxílio de cauda Barra do Piraí - Túnel Grande
Manobra de retorno das locomotivas “helpers” no Túnel Grande


 
Jorge A. Ferreira Jr. - Dez. 2007

“Após o desengate em movimento, as locomotivas do auxílio vão até a entrada do Túnel 12 para aguardar a autorização para mudança de linha para retorno até Barra do Piraí.

“Após a liberação da linha, as locomotivas do auxílio passam pelo travessão em frente à estação Humberto Antunes, e retornam a Barra do Piraí” [ Jorge A. Ferreira Jr. - Dez. 2007].

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Auxílio de cauda
Desengate em movimento | Manobra de retorno
Serra do Mar
   

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Locomotivas do auxílio de cauda desviam para o travessão entre as duas linhas da serra
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Locomotivas do auxílio de cauda desviam para o travessão entre as duas linhas da serra
Locomotivas do auxílio de cauda desviam para o travessão entre as duas linhas da serra
Locomotivas do auxílio de cauda aguardam no travessão a liberação da linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda aguardam no travessão a liberação da linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda mudam de linha para retornarem a Barra do Piraí
Locomotivas do auxílio de cauda iniciam o retorno a Barra do Piraí
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