Flavio R. Cavalcanti - Centro-Oeste n. 86 ()O Marzio me conhece pelo apelido de "O Louco da Garagem", pois para iniciar minha maquete não tive dúvidas em expulsar o carro de lá. Depois que ela estiver devidamente saneada e pintada, vou começar a montagem (Carlos H. de Castro, Rio, RJ). A preparação da garagem vai além da pintura convencional. Uma faixa horizontal das paredes — digamos, de 1,20 até 1,80 m do chão — pode ser pintada de azul com nuvens que se afastam e esmaecem (Fig.). A garagem — com expulsão do carro — sugere um "império ferroviário". Neste caso, também a iluminação deve ser estudada antes que a maquete tome corpo e dificulte qualquer trabalho posterior. Tanto a paisagem de parede quanto a iluminação exigem alguma experiência prévia e certo domínio do que se está fazendo. Estes são apenas 2 motivos a recomendar que o iniciante não tente uma super-maquete logo no começo. Há muitos outros motivos para esta recomendação. No entanto, é difícil esperar que o entusiasmo inicial possa se conter apenas por uma recomendação. Tentemos sugerir algo menos frustrante. Divida o projeto em módulos que possam ser construídos em etapas sucessivas. Isto racionaliza as despesas e o trabalho, ao longo do tempo. É ideal que o primeiro módulo contenha um trajeto "circular" — onde o trem possa dar uma volta completa, quantas vezes você quiser — e pelo menos uma pequena área de manobras. Assim, a ansiedade de operar a ferrovia não exigirá que os módulos restantes sejam construídos a toque-de-caixa. Com isso você poderá seguir uma segunda recomendação: — Faça o primeiro módulo (ou a primeira maquete) tão completo quanto possível, incluindo paisagem, decoração, recursos de controle etc. Será uma ótima "escola prática". É provável que daqui a 6 meses você encontre o dilema de construir logo o próximo módulo — ou refazer o primeiro, para eliminar falhas que a essa altura se tornarão evidentes, afetando a satisfação esperada do hobby. Os melhores livros do mundo, não substituem por completo a experiência pessoal — e alguns erros, no começo. Mini-ferrovias são estruturas para durar, ainda que você possa estar sempre alterando um trecho de via, uma área da paisagem, construções, a vegetação e a decoração final. Quanto maior e mais complexa a maquete, maior será sua resistência a corrigir problemas estruturais (FRC). Maquetes & idéias
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