Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Desenho de nuvens para o painel decorativo da maquete de ferreomodelismo

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

   

Maquetes de ferreomodelismo
Uma garagem para a primeira maquete


 
Flavio R. Cavalcanti - Centro-Oeste n. 86 ()

O Marzio me conhece pelo apelido de "O Louco da Garagem", pois para iniciar minha maquete não tive dúvidas em expulsar o carro de lá. Depois que ela estiver devidamente saneada e pintada, vou começar a montagem (Carlos H. de Castro, Rio, RJ).

A preparação da garagem vai além da pintura convencional. Uma faixa horizontal das paredes — digamos, de 1,20 até 1,80 m do chão — pode ser pintada de azul com nuvens que se afastam e esmaecem (Fig.).

A garagem — com expulsão do carro — sugere um "império ferroviário". Neste caso, também a iluminação deve ser estudada antes que a maquete tome corpo e dificulte qualquer trabalho posterior.

Tanto a paisagem de parede quanto a iluminação exigem alguma experiência prévia e certo domínio do que se está fazendo. Estes são apenas 2 motivos a recomendar que o iniciante não tente uma super-maquete logo no começo.

Há muitos outros motivos para esta recomendação.

No entanto, é difícil esperar que o entusiasmo inicial possa se conter apenas por uma recomendação. Tentemos sugerir algo menos frustrante.

Divida o projeto em módulos que possam ser construídos em etapas sucessivas. Isto racionaliza as despesas e o trabalho, ao longo do tempo.

É ideal que o primeiro módulo contenha um trajeto "circular" — onde o trem possa dar uma volta completa, quantas vezes você quiser — e pelo menos uma pequena área de manobras. Assim, a ansiedade de operar a ferrovia não exigirá que os módulos restantes sejam construídos a toque-de-caixa.

Com isso você poderá seguir uma segunda recomendação: — Faça o primeiro módulo (ou a primeira maquete) tão completo quanto possível, incluindo paisagem, decoração, recursos de controle etc. Será uma ótima "escola prática".

É provável que daqui a 6 meses você encontre o dilema de construir logo o próximo módulo — ou refazer o primeiro, para eliminar falhas que a essa altura se tornarão evidentes, afetando a satisfação esperada do hobby.

Os melhores livros do mundo, não substituem por completo a experiência pessoal — e alguns erros, no começo.

Mini-ferrovias são estruturas para durar, ainda que você possa estar sempre alterando um trecho de via, uma área da paisagem, construções, a vegetação e a decoração final.

Quanto maior e mais complexa a maquete, maior será sua resistência a corrigir problemas estruturais (FRC).

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Ferreoclipping

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Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015


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