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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

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• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

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• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

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• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

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• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Espiral de trilhos para maquete com grande desnível
Largura da base dos trilhos

Flavio R. Cavalcanti, 5 Nov. 2009

Antes de calcular o espaço necessário à espiral, considere também a largura da base de madeira para a via férrea.

Lembre que, para um espaçamento vertical de 105 mm entre as voltas da espiral, o raio de 736 mm (diâmetro = 1.472 mm) refere-se ao centro da via — que será o centro da base de madeira, caso pretenda fazer uma via singela —, e a ele ainda deve ser acrescentada a largura da base (metade em cada ponta do diâmetro).

Como a espiral ficará escondida, não existe motivo de ordem visual para manter estreita a base de madeira.

Pelo contrário. Os 3 métodos mais comuns de suporte & espaçamento acabam invadindo, de alguma forma, o espaço lateral da base de madeira.

Para que isso não interfira no gabarito (espaço lateral livre) necessário ao material rodante — em curva permanente —, é preciso prever uma largura extra na base.

Portanto, o espaço ocupado pela espiral será 2 vezes a soma:

Raio da curva + largura de 1/2 base + o espaço extra de 1 suporte vertical + o espaço ocupado pelo quadro da estrutura da maquete, que deve envolver os suportes.

A figura abaixo ilustra a soma de um dos lados da espiral:

Cálculo da largura da base da espiral de trilhos (hélice) na maquete
Cálculo da largura da base da espiral de trilhos (hélice) na maquete

Essa conta, portanto, vai depender da definição dos suportes verticais (tipo, dimensões, localização), e da definição da estrutura da maquete (longarinas, travessas).

Se, no final das contas, for possível ocupar mais alguns centímetros de largura com a espiral, considere seriamente as vantagens de fazê-la em via dupla — um "elevador" de 2 mãos, subida e descida.

A estrutura será a mesma, bastando alargar a base de madeira.

Como as contas do raio de curvatura foram feitas mais ou menos no limite para o espaçamento vertical — e com o gradiente dos trilhos no limite —, a segunda via não deve ser interior, pois teria rampa excessiva.

Lembre que o trem deverá percorrer uma longa extensão em rampa, sem supervisão visual, se possível inúmeras vezes, durante vários anos. Por isso, evite pensar unicamente na sua frota atual de vagões e locomotivas. Amanhã, a frota poderá receber acréscimos, e nunca é bom apostar no limite.

Por isso, a prudência recomenda que a segunda via seja planejada do lado externo — com raio um pouco maior, e por consequência uma inclinação um pouco mais suave.

Dessa forma, a via externa será a escolha natural para o tráfego de subida (se houver necessidade de definição fixa), deixando a curva interna para o tráfego de descida, onde a inclinação é menos crítica.

   
  

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