Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
   

Ferreomodelismo live steam
Mini-ferrovia para se ver e embarcar

Centro-Oeste n° 26 — jul-1989

Mini-ferrovia de 114 metros, movida a vapor (de verdade) com capacidade para transportar seis (6) adultos (e talvez mais), está neste momento disponível na área da Grande São Paulo. Os interessados poderão entrar em contato com o sr. Arnaldo Bottan, um dos felizes construtores dessa maravilha em escala 1:15, bitola 90 mm, à R. Públio Pimentel, 172, (Cep) 04408 São Paulo, SP, telefones 011-532-7461 / 441-8479 (noite). Imagens disponíveis em vídeo.

Esta foi a melhor forma encontrada pelo Centro-Oeste para abrir essa reportagem sobre uma verdadeira jóia de modelismo, usinagem, fundição etc., que permanece ilhada em plena Grande São Paulo, montada e mostrada freqüentemente em locais inadequados, distantes, descampados, por falta de um contato com a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo (SBF), com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com as ferrovias (Fepasa e RFFSA), com a indústria ferroviária, Esporte Modelismo etc.

A locomotiva pronta para partir, levando a criançada, sobre os trilhos armados na garagem do ferreomodelista

Sim, porque parece incrível que tal mini-ferrovia não seja disputada por todos, para ser armada e operada em locais adequados (cobertos, ou pelo menos arborizados) e para um público que tenha algum interesse em vapor e/ou ferrovias.

Até mesmo operadoras de turismo (e existem várias, no Rio e São Paulo, operando com o Trem do Pantanal, com o trecho de Poços de Caldas — poderia haver muitas mais, operando também com Paranapiacaba e Campinas-Jaguariúna) poderiam vir futuramente a fornecer apoio, desde que os demais modelistas e preservacionistas dêem a partida.

O isolamento só não é mais incrível, porque a gente conhece o tratamento dado às cartas na nossa imprensa.

Tomamos conhecimento da mini-ferrovia a vapor, pela primeira vez, através da ótima reportagem a cores (capa + 2 páginas) publicada na revista "Panorama" (General Motors) nº 211, ago-1985, divulgada no CO-13. Entre os 17 mil funcionários da GM, nenhum entrou em contato desde então.

Mandamos o CO-13 à revista, claro, mas também não chegou ao Arnaldo.

Tempos depois, a finada "Motor 3" publicou excelente reportagem a cores de Nelson Kuntz (a quem também mandávamos o CO, via "Motor 3" — nunca soubemos se recebeu algum exemplar. Temos visto matérias do Nelson sobre trens, no Caderno de Turismo da Folha, e pelo menos 4 reportagens sobre modelismo ferroviário na saudosa "Motor 3". Consta que agora ele tenta obter espaço na Auto Esporte. Fiquem de olho).

Finalmente, em 04-set-1988, o Diário do Grande ABC divulgou uma boa matéria na página 2 do Caderno A, com uma foto junto à matéria e outra na primeira página.

Mas, sendo impossível o contato através da Panorama, Motor 3, Diário do Grande ABC etc., coube mesmo ao Arnaldo descobrir o Centro-Oeste e entrar em contato... Coisas da imprensa nacional.

Mas, vamos ao que interessa.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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