Centro-Oeste n° 26 — jul-1989
Esta foi a melhor forma encontrada pelo Centro-Oeste para abrir essa reportagem sobre uma verdadeira jóia de modelismo, usinagem, fundição etc., que permanece ilhada em plena Grande São Paulo, montada e mostrada freqüentemente em locais inadequados, distantes, descampados, por falta de um contato com a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo (SBF), com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com as ferrovias (Fepasa e RFFSA), com a indústria ferroviária, Esporte Modelismo etc. Sim, porque parece incrível que tal mini-ferrovia não seja disputada por todos, para ser armada e operada em locais adequados (cobertos, ou pelo menos arborizados) e para um público que tenha algum interesse em vapor e/ou ferrovias. Até mesmo operadoras de turismo (e existem várias, no Rio e São Paulo, operando com o Trem do Pantanal, com o trecho de Poços de Caldas — poderia haver muitas mais, operando também com Paranapiacaba e Campinas-Jaguariúna) poderiam vir futuramente a fornecer apoio, desde que os demais modelistas e preservacionistas dêem a partida. O isolamento só não é mais incrível, porque a gente conhece o tratamento dado às cartas na nossa imprensa. Tomamos conhecimento da mini-ferrovia a vapor, pela primeira vez, através da ótima reportagem a cores (capa + 2 páginas) publicada na revista "Panorama" (General Motors) nº 211, ago-1985, divulgada no CO-13. Entre os 17 mil funcionários da GM, nenhum entrou em contato desde então. Mandamos o CO-13 à revista, claro, mas também não chegou ao Arnaldo. Tempos depois, a finada "Motor 3" publicou excelente reportagem a cores de Nelson Kuntz (a quem também mandávamos o CO, via "Motor 3" — nunca soubemos se recebeu algum exemplar. Temos visto matérias do Nelson sobre trens, no Caderno de Turismo da Folha, e pelo menos 4 reportagens sobre modelismo ferroviário na saudosa "Motor 3". Consta que agora ele tenta obter espaço na Auto Esporte. Fiquem de olho). Finalmente, em 04-set-1988, o Diário do Grande ABC divulgou uma boa matéria na página 2 do Caderno A, com uma foto junto à matéria e outra na primeira página. Mas, sendo impossível o contato através da Panorama, Motor 3, Diário do Grande ABC etc., coube mesmo ao Arnaldo descobrir o Centro-Oeste e entrar em contato... Coisas da imprensa nacional. Mas, vamos ao que interessa. |
|
Acompanhe no FBFerreomodelismo Live steam
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |