Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  
   

Ferreomodelismo live steam
Mini-ferrovia para se ver e embarcar


 
Centro-Oeste n° 26 — jul-1989

Mini-ferrovia de 114 metros, movida a vapor (de verdade) com capacidade para transportar seis (6) adultos (e talvez mais), está neste momento disponível na área da Grande São Paulo. Os interessados poderão entrar em contato com o sr. Arnaldo Bottan, um dos felizes construtores dessa maravilha em escala 1:15, bitola 90 mm, à R. Públio Pimentel, 172, (Cep) 04408 São Paulo, SP, telefones 011-532-7461 / 441-8479 (noite). Imagens disponíveis em vídeo.

Esta foi a melhor forma encontrada pelo Centro-Oeste para abrir essa reportagem sobre uma verdadeira jóia de modelismo, usinagem, fundição etc., que permanece ilhada em plena Grande São Paulo, montada e mostrada freqüentemente em locais inadequados, distantes, descampados, por falta de um contato com a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo (SBF), com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com as ferrovias (Fepasa e RFFSA), com a indústria ferroviária, Esporte Modelismo etc.

A locomotiva pronta para partir, levando a criançada, sobre os trilhos armados na garagem do ferreomodelista

Sim, porque parece incrível que tal mini-ferrovia não seja disputada por todos, para ser armada e operada em locais adequados (cobertos, ou pelo menos arborizados) e para um público que tenha algum interesse em vapor e/ou ferrovias.

Até mesmo operadoras de turismo (e existem várias, no Rio e São Paulo, operando com o Trem do Pantanal, com o trecho de Poços de Caldas — poderia haver muitas mais, operando também com Paranapiacaba e Campinas-Jaguariúna) poderiam vir futuramente a fornecer apoio, desde que os demais modelistas e preservacionistas dêem a partida.

O isolamento só não é mais incrível, porque a gente conhece o tratamento dado às cartas na nossa imprensa.

Tomamos conhecimento da mini-ferrovia a vapor, pela primeira vez, através da ótima reportagem a cores (capa + 2 páginas) publicada na revista "Panorama" (General Motors) nº 211, ago-1985, divulgada no CO-13. Entre os 17 mil funcionários da GM, nenhum entrou em contato desde então.

Mandamos o CO-13 à revista, claro, mas também não chegou ao Arnaldo.

Tempos depois, a finada "Motor 3" publicou excelente reportagem a cores de Nelson Kuntz (a quem também mandávamos o CO, via "Motor 3" — nunca soubemos se recebeu algum exemplar. Temos visto matérias do Nelson sobre trens, no Caderno de Turismo da Folha, e pelo menos 4 reportagens sobre modelismo ferroviário na saudosa "Motor 3". Consta que agora ele tenta obter espaço na Auto Esporte. Fiquem de olho).

Finalmente, em 04-set-1988, o Diário do Grande ABC divulgou uma boa matéria na página 2 do Caderno A, com uma foto junto à matéria e outra na primeira página.

Mas, sendo impossível o contato através da Panorama, Motor 3, Diário do Grande ABC etc., coube mesmo ao Arnaldo descobrir o Centro-Oeste e entrar em contato... Coisas da imprensa nacional.

Mas, vamos ao que interessa.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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