Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Ferreomodelismo live steam
Por que escolher a bitola de 3½’’

Arnaldo Bottan
Centro-Oeste n° 77 – 1° Abr. 1993

Na minha opinião, a bitola de 3½’’ (88,9 mm) é a mais viável para se construir, pois está ao alcance de qualquer modelista que possua uma pequena oficina doméstica.

Suas peças podem ser usinadas em um pequeno torno de bancada, em casa. E seu peso também não é muito exagerado.

O peso das locomotivas com tênder dificilmente supera os 100 kg, a não ser que se modele protótipos avantajados, tipo Big-Boy.

Isso é muito importante, pois 2 pessoas transportam com certa facilidade uma locomotiva dessa bitola - o que já não aconteceria na bitola de 5’’ (127 mm), cujas locomotivas exigem uma talha ou outro meio qualquer para tirá-la da mala do carro.

   
O ferreomodelista manipulando sua fundição de fundo de quintal

Quanto ao realismo, a bitola de 3½’’ é plenamente satisfatória.

Consegue-se construir locomotivas com cerca de 15 kgf de esforço de tração.

Isto é suficiente para tracionar umas 6 pessoas adultas mais o maquinista — tudo dependendo, claro, do tipo de locomotiva e da escala de redução.

Tal como acontece no ferreomodelismo de mesa, também no live-steam a relação entre bitolas e escalas é tema um tanto controverso.

Bitolas & via elevada

Nas bitolas de 7¼’’ (184,15 mm) ou maior, a linha pode ser instalada ao nível do solo — pois permite um material rodante mais largo, e portanto mais estável para levar passageiros da escala 1:1.

Já nas bitolas de 5’’ (127 mm) ou menor, em princípio as linhas devem ser elevadas, pois o centro de gravidade do passageiro fica muito alto, e a largura do material rodante não favorece o equilíbrio.

Com a linha elevada, o fato das pernas dos passageiros ficarem abaixo do nível dos trilhos, rebaixa um pouco o centro de gravidade.

Porém, temos visto, nas revistas especializadas, linhas de 3½’’ (88,9 mm) e de 5’’ (127 mm) instaladas ao nível do solo.

É o que também ocorre com a nossa linha, que funciona bem, até com poucos descarrilamentos.

Ferreomodelismo Live steam
Mini ferrovia para se embarcar | Os trilhos da miniferrovia | Construtores de locomotivas | Uma aventura no tempo do vapor
Live-steam, esse ilustre desconhecido | Miniaturas realmente a vapor | A qualidade dos materiais no live-steam
A escolha da bitola dos trilhos | A fundição de fundo de quintal | Ferrovias públicas em bitola de 15 polegadas
Como conheci o vapor vivo | Como construí minha própria locomotiva | A Dengosa da "EF Caçulinha Brasileira"
Vapor vivo em Vídeos
A locomotiva Mikado de Arnaldo Bottan | Vídeo da locomotiva Mikado 165 EFVM | As locomotivas “vapor vivo” do Déo
Locomotivas a vapor
Como funciona a locomotiva a vapor | Detalhamento de uma Mikado
Classificação de locomotivas a vapor | Classificação Whyte | Classificação Whyte, França, Alemanha | Tentugal nº 50 vs. F.M.Whyte
As locomotivas Garrat no Brasil | Um apito para cada situação | A balada de Casey Jones | Fornalha Wootten
Pacific 4-6-2 nº 339 e 340 RMV | Locomotivas da EF Perus-Pirapora | Jung da Usina Monte Alegre (PB)
Miniatura Mikado realmente a vapor | Vídeo da locomotiva Mikado 165 EFVM
   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Acompanhe no FB


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade