Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Ferreomodelismo live steam
A fundição de fundo de quintal

Arnaldo Bottan
Centro-Oeste nº 83 — 1º-Out-1993

O domínio das técnicas de fundição artesanal de ferro, bronze e latão é de muita ajuda para o ferreomodelista que pretenda construir modelos live-steam.

As peças fundidas conseguem reproduzir aquele granulado, aquelas "imperfeições" próprias desse tipo de manufatura.

Sem dúvida, podemos perfeitamente construir nossos pequenos trens a vapor sem recorrer à fundição, trabalhando apenas com usinagem e solda.

Aliás, nos países onde o live-steam é mais praticado, existem projetos à venda, de locomotivas e vagões, onde nenhuma peça é fundida, justamente para facilitar o trabalho dos hobbistas, que nem sempre trabalham em áreas técnicas ou têm espaço suficiente em suas oficinas domésticas.

  

Live-steam vai às bancas

Centro-Oeste nº 83 (1º-Out-1993)

O ferreomodelismo live-steam - locomotivas realmente a vapor - foi reportagem a cores na segunda edição da revista Em Escala, sob o título "Ferreomodelismo de Jardim".

Através de centenas de bancas, em várias cidades, a locomotiva Northern 4-8-4 escala 1:15 de Arnaldo, Pedro Luiz Bottan e Edson Salvador Trovó mais uma vez busca o contato com pessoas que talvez ainda nem saibam que gostariam de ser "live-steamers".

— Você fundiu as peças em casa?!

— Você conseguiu derreter ferro?!

— Mas não são precisas altas temperaturas?!

— E quem fez os modelos?

As pessoas perguntam, como se fosse impossível construir em casa um pequeno forno de fundição, ou confeccionar um modelo de peça em massa plástica e madeira.

Eu também pensava assim. Fundição? Não, só em grandes indústrias!

Ficamos impressionados, ao ver documentários na TV onde aparecem aqueles "riozinhos" de ferro derretido, em meio a homens com roupas de amianto e mil fagulhas. É o que inibe as iniciativas, penso eu.

É perfeitamente possível e segura, a prática da fundição doméstica, tanto em areia — que é a técnica mais simples —; quanto em cera perdida — técnica mais apurada, para peças menores.

A segurança é quase total, pois lidamos com quantidades pequenas de material fundido, no máximo uns 6 kg.

Uma das coisas que mais dão satisfação ao modelista, é quebrar a casca de areia e ver as peças, ainda rubras de calor, sem defeitos, perfeitas.

Em contrapartida, a visão de peças "bichadas", ou uma roda de locomotiva perfeita sob todos os aspectos mas com um único raio que não foi preenchido pelo metal líquido, é deveras frustrante. Mas, que fazer! São ossos do ofício.

Em um próximo artigo, falaremos sobre os vários itens necessários à montagem de uma pequena fundição de fundo de quintal.

  • Embora descrita como "perfeitamente segura", a fundição de metais não deve ser tentada por menores de idade. Também não deve ser tentada em prédio de apartamentos. É necessário um quintal, equipamentos apropriados, e especialmente equipamentos de segurança (FRC).
  • Ver, a propósito, a série "Como produzir domesticamente rodas para locomotivas HO a vapor, fundidas em zamac", de Nelson F. de Lima, CO-13, CO-14, CO-15, CO-16, CO-17, CO-18, CO-19 e CO-20.
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  
Ferreomodelismo Live steam
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