Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão de Primeira Classe do Trem de Aço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Vagão de Primeira Classe do Trem de Aço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
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Antigos trens de passageiros

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Plataforma de embarque: 1995

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Eventos

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Os carros de aço da Cia. Paulista

João Paulo M. Camargo
Centro-Oeste nº 25 (Nov-1988)

Durante o ano de 1928, a Cia. Paulista de Estradas de Ferro (CP) adquiriu da empresa norte-americana American Car and Foundry (ACF), ligada à Alco, 22 carros de passageiros inteiramente construídos em aço, tornando-se a empresa pioneira a operar esse tipo de equipamento na América do Sul. Todos foram construídos no sistema de chapas duplas, oferecendo, assim, menor índice de ruído aos passageiros, e em seu interior, de aspecto sóbrio, foram usadas madeiras nacionais para a decoração, como a imbuia e o jacarandá, a fim de torná-los familiares aos dos outros carros empregados.

Optou-se pela importação dos carros inteiramente montados, devido à inovação do equipamento, o que possibilitou a rápida entrada em serviço, logo após a chegada do primeiro lote de 11 carros, em 9 de abril, em Santos. A 1º de maio, fizeram a viagem inaugural de São Paulo a Campinas.

Dos 32 carros adquiridos, 7 eram de primeira classe, 6 de segunda e 3 de luxo ("pullman"). Ainda vieram 2 restaurantes, 2 bagageiros e 2 correios, estes iguais aos usados nos EUA. As características eram as seguintes:

  • 1ª classe - truques de 3 eixos
    nº 151 a 157, lotação 80 lugares

  • 2ª classe - truques de 2 eixos
    251 a 256, lotação 98 lugares
  • Obs.: O carro 256, 2ª classe, foi convertido para bagageiro nº 456 em 1931; e convertido em 2ª classe nº 256 em 1941 quando foi entregue ao tráfego o primeiro babageiro construído pela CP, nº 453.

  • Pullman - truques de 3 eixos
    nº 51 a 53, lotação 18 lugares, com um reservado e uma sala para os fumantes

  • Restaurante - truques de 3 eixos
    851 a 852, lotação 36 lugares, alterada mais tarde para 48 lugares

  • Bagagem - truques de 2 eixos
    451 a 452, lotação 20.000 kg

  • Correio - truques de 2 eixos
    nº 551 a 552, lotação 20.000 kg

    Obs.: A partir de 1955, os carros de bagagem receberam um compartimento para correio, e os carros correio igualmente receberam compartimento para bagagem, tornando ambas as séries em carros de bagagem-correio. Os postais 551 e 552 passaram para 451 e 452. Bagagem 451 recebeu também compartimento para bufet, passando para 453; e 452 passou a 454.

Devido ao aumento dos passageiros nos trens noturnos, a Paulista adquiriu em 1929 mais 8 carros de aço carbono, todos dormitórios, com as seguintes características:

  • 751 a 758 - Lotação: 10 cabines com 2 leitos cada (20 leitos), sendo que os dois primeiros (751 e 752) foram encomendados à Middletown Car Company e os 6 restantes à ACF, todos com o mesmo desenho e truques de 3 eixos.

A partir da segunda metade da década de 1960, houve um aumento muito grande na procura de passagens, sobretudo na 1ª e 2ª classes. Como não foram adquiridos mais carros, devido à política de investimentos no setor ferroviário (nesta época o Estado de São Paulo já havia adquirido parte das ações da CP, com pretextos ainda dubitáveis), a Paulista viu-se obrigada a transformar seus carros "pullman" e restaurantes em carros de classe. Os 3 pullman ACF e o restaurante nº 852 foram transformados em carros de 2ª classe, junto com 6 dos 7 carros de 1ª classe. Os demais pullman e restaurantes fabricados pela CP na década de 1940 também foram transformados.

Em 1971 foi criada a Fepasa e a partir de 1977 / 1978 ela os encosta em vários pátios, sob a alegação de que são muito antigos, começando então a sofrerem violento processo de depredação, quando, em 1981, a ABPF solicita a guarda de alguns, para formar uma composição junto com a locomotiva a vapor 353 originária da Central do brasil.

Em 1983, a Fepasa cancela o pedido de cessão, com o propósito de recolocá-los no serviço ativo, pois não existem recursos para comprar carros novos.

Mudaram as administrações na Fepasa e praticamente nada aconteceu de substancial melhoria no serviço de passageiros. Pouco a pouco os carros foram sendo sucateados, em vários pátios, aqui e ali.

Hoje restam alguns dormitórios servindo ao socorro e VP em Bauru, São Carlos e Altino, pelo menos; e três carros (2 na 2ª classe e 1 na 1ª) que foram modernizados nos anos 1960, totalmente descaracterizados, com teto redondo, sem rebites à mostra, com truques de 2 eixos e mancais de rolamento...

Resta esperar que a RFFSA conserve os carros do Cruzeiro do Sul, que estão no Horto em Belo Horizonte, como se comenta, para formar composição com a "Velha Senhora", pois o sonho de ver outra vez montada a imponente composição verde-oliva do "Trem de Aço" da CP está praticamente impossível.

Bibliografia

Revista "Estrada de Ferro", 15-Maio-1928

Relatórios da CPEF de 1928 a 1931, de 1941, 1955, e de 1965 a 1970

Características de carros da bitola de 1,6 m da CPEF, 1932

Características de carros da bitola de 1,6 m da Fepasa, 1975

Boletin nº 3 da ABPF, jan/mar-1981

Fotos: 1ª classe nº 155 em duas épocas: Acima, em 1940, e embaixo, em 1928, no início da operação. Repare nos filetes (amarelo) em toda extensão, juntamente com o brasão da CP, nº e classe, que em 1928 eram pintados. Mais tarde, eram peças fundidas em latão cromado. Note-se também os respiros das toilettes, na cobertura dos carros.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

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• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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