Este levantamento do parque de locomotivas da Usiminas reflete uma situação em determinado momento (cuja data exata ainda não
foi apurada), podendo conter lacunas, imprecisões, e até mesmo alguns erros.
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D201 |
|
DH |
Niigata |
1960 |
Eliminado o sistema braçagem com adaptação de caixas de tração no rodante, ficando assim com um truck e uma roda fixa. Equipada
com motor nacionalizado. Totalmente restaurada servindo unicamente a T. Frio 2 |
D202 |
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DH |
Niigata |
1960 |
Equipado com 1 (um) motor nacional. (adaptado). Sistema de braçagem (arcaico). Destruída em colisão com outra locomotiva |
D203 |
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DH |
Niigata |
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Exposta na portaria de Ipatinga |
D204 |
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DH |
Niigata |
1960 |
Eliminado o sistema braçagem com adaptação de caixas de tração no rodante, ficando assim com um truck e uma roda fixa. Equipada
com motor nacionalizado. Pintada de amarelo, serve somente a oficina de vagões |
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D301 |
|
DH |
Hitachi |
1961 |
Equipada com sistema de transmissão (conversor de torque e caixa de reversão modelo “Clark”-nacionalizado). Estas modificações
se fizeram necessárias para que as peças retiradas ficassem de sobressalentes para as demais. Totalmente canibalizada |
D302 |
|
DH |
Hitachi |
1961 |
Equipada com sistema de transmissão (conversor de torque e caixa de reversão modelo “Clark”-nacionalizado). Estas modificações
se fizeram necessárias para que as peças retiradas ficassem de sobressalentes para as demais. Totalmente canibalizada |
D303 |
|
DH |
Hitachi |
1961 |
Equipada com sistema de transmissão (conversor de torque e caixa de reversão modelo “Clark”-nacionalizado). Estas modificações
se fizeram necessárias para que as peças retiradas ficassem de sobressalentes para as demais. Totalmente canibalizada |
D304 |
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DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores nacionais (modelo Cummings) |
D305 |
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DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de dois motores nacionais (modelo Cummings) |
D306 |
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DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores nacionais (modelo Cummings). Transformada em bitola de 1,60 m e levada para o entreposto
de Taubaté (SP) |
D307 |
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DE |
Ohio / Usiminas |
1977 |
Antigo guindaste Ohio, diesel-elétrico, transformado em locomotiva pela própria Usiminas em 1990. Só 1 motor diesel |
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D401 |
|
DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores nacionais (modelo Cummins). |
D402 |
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DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores nacionais (modelo Scania) |
D403 |
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DH |
Hitachi |
1961 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores nacionais (modelo Cummins). Alocada no USIFAST (BH) |
D404 |
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DH |
Hitachi |
1973 |
Características originais. Alocada no entreposto de Capitão Eduardo |
D405 |
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DH |
Hitachi |
1973 |
Repotenciamento com adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D501 |
|
DH |
Hitachi |
1964 |
Originalmente equipada com 1 motor, em 1978 passou a operar com 2 motores Scania adaptados |
D502 |
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DH |
Hitachi |
1973 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D503 |
|
DH |
Hitachi |
1973 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D504 |
|
DH |
Hitachi |
1978 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D505 |
|
DH |
Hitachi |
1978 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D506 |
|
DH |
Hitachi |
1978 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D507 |
|
DH |
Hitachi |
1978 |
Repotenciamento / adaptação de 2 motores Scania (nacionais) |
D508 |
|
DH |
Hitachi |
1978 |
Motores originais Cummins / NTO. Alterado somente o sistema de refrigeração dos motores e conversores de torque |
D509 |
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Usiminas / Hitachi |
1979 |
Construída pela Usiminas com peças sobressalentes das Hitachi D500. Empregados conversares de torque nacionais (modelo Voith) |
D308 (ex-D510) |
- |
- |
Usiminas / Hitachi |
1993 |
Construída pela Usiminas com peças sobressalentes das Hitachi D500. Utiliza sistema rodante do grupo 30 ton. Limitada sua utilização
em certas manobras, devido fragilidade do sistema rodante. Renumerada posteriormente como D-308 |
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D701 |
|
DE |
GE Brasil |
1971 |
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D702 |
|
DE |
GE Brasil |
1971 |
|
D703 |
|
DE |
GE Brasil |
1972 |
|
D704 |
|
DE |
GE Brasil |
1973 |
|
D705 |
|
DE |
GE Brasil |
1973 |
|
D706 |
|
DE |
GE Brasil |
1973 |
|
D707 |
|
DE |
GE Brasil |
1973 |
|
D708 |
|
DE |
GE Brasil |
1977 |
|
D709 |
|
DE |
GE Brasil |
1977 |
|
D710 |
|
DE |
GE Brasil |
1977 |
|
D711 |
|
DE |
GE Brasil |
1977 |
|
D712 |
|
DE |
GE Brasil |
1977 |
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D713 |
- |
- |
- |
- |
Renumerada como D901. Única locomotiva Villares |
Loco |
Modelo |
Tipo |
Fabricante |
Ano Fabr. |
Observações |
D901 |
|
DE |
Villares |
1989 |
Primeiro equipamento desenvolvido pela Villares com a função de locomotiva de manobras. Foram realizadas diversas melhorias pela
Usiminas, e o índice de manutenção se reduziu sensivelmente |
D902 |
GE 90 ton |
DE |
GE Brasil |
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Adquiridas em 1999 |
D903 |
GE 90 ton |
DE |
GE Brasil |
|
Adquiridas em 1999 |
D904 |
GE 90 ton |
DE |
GE Brasil |
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Adquirida usada e restaurada pela MGS. Originária do porto de Rio Grande (RS). Construída nos anos 80. Igual a D902, D903 |
D905 |
GE 90 ton |
DE |
GE Brasil |
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Adquiridas em 2002 |
D906 |
GE 90 ton |
DE |
GE Brasil |
|
Adquiridas em 2002 |