Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais
Histórico e localização da
Usina Intendente Câmara

Flavio R. Cavalcanti

A Usina (siderúrgica) Intendente Câmara, unidade industrial da Usiminas, localiza-se no atual município de Ipatinga (MG), desmembrado em 1964 do município de Coronel Fabriciano (MG). Por isso, a documentação histórica anterior a 1964 indicava a localização da siderúrgica em Coronel Fabriciano.

O terreno da Usina Intendente Câmara acompanha a ferrovia, situando-se junto à estação Intendente Câmara.

A implantação da siderúrgica foi um dos pontos do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Cerca de 90 dias depois da posse na presidência, foi criada a Usiminas e solicitada a cooperação japonesa (Abril 1956). Em Junho 1957 foi assinado o acordo com o Japão. Em Janeiro 1958 foi constituída a joint-venture Usiminas, com 40% de capital japonês. Em Agosto 1958 uma solenidade marcou o início da obra [Nippon Steel Corporation].

Foi, também, um dos investimentos que Lucas Lopes sabia que só iria maturar após o quinquênio JK. A Usina Intendente Câmara foi inaugurada por João Goulart em 1962, quando se acendeu o alto forno (Outubro) e teve início a primeira corrida de gusa [Usiminas].

Usiminas
Locomotivas | D201 | D401 | D404 | D502 | D509 | D710 | D903 | GE 100 ton Cubatão
Vagão com gabarito para cargas especiais | Vagão especial | Vagões torpedo
Siderúrgicas e ferrovia
UM10B Açominas | UM10B nº 1969 e 1970 CSN | Nº 5 Usina Queiroz Jr. | G12 Acesita | Nº 9 CST
CT-31 Cosipa | Vagão torpedo CST
Usiminas | Locomotivas | Vagão especial | Vagões torpedo
Vagão gabarito | Placas de aço bruto
   

Ferreosfera

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014


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