Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais
Histórico e localização da
Usina Intendente Câmara


 
Flavio R. Cavalcanti

A Usina (siderúrgica) Intendente Câmara, unidade industrial da Usiminas, localiza-se no atual município de Ipatinga (MG), desmembrado em 1964 do município de Coronel Fabriciano (MG). Por isso, a documentação histórica anterior a 1964 indicava a localização da siderúrgica em Coronel Fabriciano.

O terreno da Usina Intendente Câmara acompanha a ferrovia, situando-se junto à estação Intendente Câmara.

A implantação da siderúrgica foi um dos pontos do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Cerca de 90 dias depois da posse na presidência, foi criada a Usiminas e solicitada a cooperação japonesa (Abril 1956). Em Junho 1957 foi assinado o acordo com o Japão. Em Janeiro 1958 foi constituída a joint-venture Usiminas, com 40% de capital japonês. Em Agosto 1958 uma solenidade marcou o início da obra [Nippon Steel Corporation].

Foi, também, um dos investimentos que Lucas Lopes sabia que só iria maturar após o quinquênio JK. A Usina Intendente Câmara foi inaugurada por João Goulart em 1962, quando se acendeu o alto forno (Outubro) e teve início a primeira corrida de gusa [Usiminas].

Usiminas
Locomotivas | D201 | D401 | D404 | D502 | D509 | D710 | D903 | GE 100 ton Cubatão
Vagão com gabarito para cargas especiais | Vagão especial | Vagões torpedo
Siderúrgicas e ferrovia
UM10B Açominas | UM10B nº 1969 e 1970 CSN | Nº 5 Usina Queiroz Jr. | G12 Acesita | Nº 9 CST
CT-31 Cosipa | Vagão torpedo CST
Usiminas | Locomotivas | Vagão especial | Vagões torpedo
Vagão gabarito | Placas de aço bruto
   

Ferreosfera

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014


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