|
Ferreomodelismo
|
|
Na hora da compra de uma locomotiva C30-7 da BLI, olhe o seguinte:
a) Número de grades das portas traseiras, tipo de truque (cilindros em cima ou em baixo) e, claro, número de janelas. A BLI está configurando as locomotivas de forma que fiquem mais parecidas com os protótipos, portanto esta combinação varia de ferrovia para ferrovia. Exemplo: as BN têm sempre menos grades atrás, mas podem vir com os dois tipos de cabine e truques (depende do número da locomotiva); as da UP têm todas as grades nas portas traseiras, as duas cabines, mas só têm truques com cilindro em cima. E por aí vai...
b) Os modelos sem pintura (que eu vi) são vendidos em duas configurações: 2 janelas, todas as grades e truques com freio em cima; 4 janelas menos grades e truques com freio em baixo. Inclusive, estou com o problema de que os truques da minha são com freio em cima e o protótipo em que me baseei tem freios em baixo (grande maioria das locomotivas da ALL).
A maioria das locomotivas que vieram dos EUA para o Brasil vieram com estes faróis. No caso da ALL, este item está sendo mantido, mas não acrescentado.
As locomotivas da BLI, bem como as da Atlas, não têm este item. Acho que só as Overland, nas versões ATSF, BN e BNSF, vêm com eles de fábrica.
Eu estou tentando colocar estas luzes operacionais na minha C30, já que fechei praticamente todas as outras. Mas até agora não consegui fazer uma adaptação satisfatória, porque o chassi da BLI fica muito rente ao estrado de plástico, dificultando a passagem de fios ou fibras-óticas.
As ditch lights que estou usando nos meus modelos são da Details West (cód. 228), que comprei na Walthers: http://www.walthers.com/exec/productinfo/235-228
Apesar do preço e outras justificativas, ainda acho que o grande diferencial da locomotiva da BLI é o seu conjunto. Ou seja, a locomotiva propriamente dita + a eletrônica embarcada da Quantum (QSI).
Nestes dias em que conversamos, analisei bem tudo o que foi dito e acho que se você comprar a C30 sem o decoder da Quantum, você perderá o grande "barato" da máquina: o controle de eletrônico de tração. A meu ver tão sensacional quanto o som.
[]s,
Rafael W.
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |