Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

Chegada do trem à estação de Rio Caçador,  da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande
Chegada do trem à estação de Rio Caçador. Este prédio incendiou-se e em seu lugar foi construída a atual, em alvenaria.
Foto do livro Trem de Ferro: a ferrovia na guerra do Contestado

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
Vagões e locomotivas

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18 —Set. 1986

Material e instalações

Todas as estações do Contestado, entre os rios Iguaçu e Uruguai, foram construídas segundo a mesma planta padrão, exceto as de Rio Caçador, Herval e Rio do Peixe. A estação de Rio Caçador incendiou-se anos após e foi recentemente reconstruída com o nome do engenheiro Achilles Stengel, pioneiro construtor da EFSPRG, para servir de sede ao Museu do Contestado.

As estações foram inicialmente estabelecidas a cada 25 km (depois, a cada 11 km, em média) para oferecer apoio à colonização. Nas estações de Nova Galícia, São João, Calmon, Presidente Pena, Rio Caçador, Rio das Antas, Rio das Pedras, Rio Bonito, Barra do São Bento, Herval, Rio Capinzal e Rio do Peixe, foram construídos e arrendados 12 armazéns para fornecimentos aos trabalhadores.

Em 1914, de acordo com o relatório do Exército, que requisitou instalações e material rodante da EFSPRG e do Ramal de São Francisco, a companhia dispunha das seguintes locomotivas e vagões.

Tronco Ramal Material rodante
2 - Locomotivas Tênder 17,5 ton
- 4 Locomotivas Tanque de 10 a 25 ton
12 3 Locomotivas Mogul de 21 e 27 ton
21 2 Locomotivas Ten-Wheel de 30 e 37 ton
3 - Locomotivas Mallet de 71,3 ton
- 2 Locomotivas Mallet de 81 ton
149 248 Vagões plataforma
35 48 Carros de passageiros
- 2 Carros de correio
146 214 Vagões fechados para mercadorias
- 50 Vagões abertos para mercadorias
60 50 Vagões para o transporte de animais
38 - Vagões de outros tipos diversos
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

Trem de Ferro: a ferrovia no Contestado
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Mapas
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Estações em 1960 | 1907| Abertura dos trilhos até 1944
Locomotivas da RVPSC em 1935
Estrada de Ferro Paraná | Estrada de Ferro Norte do Paraná | Itararé-Uruguai
Ramal de São Francisco | Barra Bonita - Rio do Peixe | Paranapanema | Particulares
Incorporadas em 1936 | Material rodante em 1937

Busca no site
 

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• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

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