Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

Ponte tosca de madeira em cavaletes da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
O Trust Farquhar no Brasil


 
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 18 —Set. 1986

Percival Farquhar

Nem mesmo o "bandido" da história fica devendo nada aos do velho-oeste. Afinal, é o mesmo "chefão" que construiu a primeira ferrovia através do continente norte-americano, a Canadian Pacific Railway, recebendo do governo canadense fabulosas concessões de terra dos dois lados da estrada.

No Brasil, Farquhar dominou os serviços de energia elétrica, bondes, telefones e gás (Light), os portos de Belém (PA) e Rio Grande (RS), toda navegação amazônica, serrarias, indústrias de papel, frigoríficos, o Hotel Ritz, o jornal A Noite, 25 milhões de hectares e 47% dos 23,5 mil km de ferrovias existentes no País, à época.

Para dominar a Cia. EFSPRG, que estava abrindo a estrada na floresta, Farquhar adquire as vias de acesso por onde eram transportados materiais e mantimentos — a Sorocabana, a Compagnie Generale des Chemins de Fer du Paraná e a Compagnie Auxiliaire de Chemins de Fer du Brésil. Sem suprimentos, logo a obra da Cia. EFSPRG se viu asfixiada.

Dominadas as ferrovias, as serrarias do Trust passaram a gozar de tarifas especiais, eliminando a concorrência das madeireiras independentes.

Foto da ponte pioneira da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande
Foto do livro Trem de Ferro: a ferrovia na guerra do Contestado
   
  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Trem de Ferro: a ferrovia no Contestado
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• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

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• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

    
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