Ferrovia: ALL - Locomotivas em 2002
Locomotiva B12
Desenhos e características
Cortesia: Alfredo F. Rodrigues
Desenho, medidas e características da locomotiva diesel-elétrica B12 da ALL - América Latina Logística.
As locomotivas B12 rodaram inicialmente na
EFVM
(Vale, ex-CVRD), onde desembarcaram em Novembro e entraram em serviço em Dezembro de 1953.
Foram vendidas à RFFSA em 1968, passando a operar no Paraná e Rio Grande do Sul, acabando por se concentrarem neste último
[Coelho e Setti: EFVM vol. 2
p. 23-28].
A locomotiva nº 6009 (ex-nº 529 EFVM) foi preservada estática, pela RFFSA, no Museu do Trem, em São Leopoldo, RS.
As locomotivas nº 6001 e 6008 (ex-n° 521 e 528 EFVM), renumeradas para 4091 e 4098 (Sigo), após a privatização continuaram em operação na FSA - Ferrovia Sul Atlântica a partir de 30 Ago. 1999; e na ALL.
Essa locomotiva diesel-elétrica, fabricada nos anos 50 do século XX, atua como manobradora nas Oficinas de Curitiba(ALL). Bitola métrica.
A B12 nº 4098 foi destacada para o serviço de manobras na oficina de locomotivas da ALL em Curitiba (PR); e a nº 4091 foi devolvida à RFFSA como não-operacional, no ano 2000, sendo cedida à ABPF para ser preservada na cidade de Tubarão (SC)
[Coelho e Setti: EFVM vol. 2
p. 28].