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Ferreofotos

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• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

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• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

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• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Locomotivas GE no Brasil
Dash 9-44C ou C44-9WM


 
Flavio R. Cavalcanti - 12 Ago. 2015

As locomotivas Dash 9-44C (ou C44-9WM) começaram a ser encomendadas à GE dos Estados Unidos no momento em que a produção da indústria ferroviária instalada no Brasil encontrava-se no fundo do poço.

Ferronorte

A Ferronorte encomendou nos Estados Unidos 50 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM, construídas em 1998-1999 e numeradas pela ferrovia de 9001 a 9050.

Por falta de carga ou de expansão de sua linha, e/ou por dificuldades econômicas daí decorrentes ou por isso agravadas, a Ferronorte alugou 15 de suas locomotivas à MRS entre 2000 e 2001.

Em outros momentos, 22 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM da Ferronorte foram transferidas para a FCA e, mais tarde, para a EF Carajás — incluindo 2 que tinham estado alugadas à MRS.

Outras 27 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM da Ferronorte hoje fazem parte da ALL Malha Norte (antiga Ferronorte).

A nº 9011 acidentou-se e foi baixada.

EF Carajás

A CVRD (atual Vale), — de porte econômico incomparavelmente maior, — encomendou 68 locomotivas para a Estrada de Ferro Carajás, porém escalonadamente, ao longo de mais de uma década.

Foram construídas nos Estados Unidos entre 1997 e 2008, e numeradas pela EF Carajás de 801 a 867.

A nº 803, — com 2 faróis lado a lado, acima da cabine, — acidentou-se em 1998 e foi baixada, sendo mais tarde substituída por outra Dash 9-44C ou C44-9WM construída em 2002, — agora, com 2 faróis dispostos verticalmente, na frente do capô, tal como as da Ferronorte.

Com as 22 locomotivas inicialmente transferidas da Ferronorte à FCA e repassadas mais tarde, a EF Carajás ficou com 89 unidades, segundo o levantamento da SPMT [Atualização SPMT de 14 Nov. 2010, disponível no site até o início de 2015].

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Dash 9-44C ou C44-9WM
Ferronorte | EF Carajás | MRS | FCA | ALL
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

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Ferreoclipping

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