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Locomotivas GE no Brasil
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As locomotivas Dash 9-44C (ou C44-9WM) começaram a ser encomendadas à GE dos Estados Unidos no momento em que a produção da indústria ferroviária instalada no Brasil encontrava-se no fundo do poço.
A Ferronorte encomendou nos Estados Unidos 50 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM, construídas em 1998-1999 e numeradas pela ferrovia de 9001 a 9050.
Por falta de carga ou de expansão de sua linha, e/ou por dificuldades econômicas daí decorrentes ou por isso agravadas, a Ferronorte alugou 15 de suas locomotivas à MRS entre 2000 e 2001.
Em outros momentos, 22 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM da Ferronorte foram transferidas para a FCA e, mais tarde, para a EF Carajás incluindo 2 que tinham estado alugadas à MRS.
Outras 27 locomotivas Dash 9-44C ou C44-9WM da Ferronorte hoje fazem parte da ALL Malha Norte (antiga Ferronorte).
A nº 9011 acidentou-se e foi baixada.
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A CVRD (atual Vale), de porte econômico incomparavelmente maior, encomendou 68 locomotivas para a Estrada de Ferro Carajás, porém escalonadamente, ao longo de mais de uma década.
Foram construídas nos Estados Unidos entre 1997 e 2008, e numeradas pela EF Carajás de 801 a 867.
A nº 803, com 2 faróis lado a lado, acima da cabine, acidentou-se em 1998 e foi baixada, sendo mais tarde substituída por outra Dash 9-44C ou C44-9WM construída em 2002, agora, com 2 faróis dispostos verticalmente, na frente do capô, tal como as da Ferronorte.
Com as 22 locomotivas inicialmente transferidas da Ferronorte à FCA e repassadas mais tarde, a EF Carajás ficou com 89 unidades, segundo o levantamento da SPMT [Atualização SPMT de 14 Nov. 2010, disponível no site até o início de 2015].
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