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Rede de Viação Cearense

Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências (1960)
Trilhos até 1944
  

  
   

RVC - Rede de Viação Cearense
Extensão e datas de abertura dos trilhos de
Pequenos ramais da
Rede de Viação Cearense,
por trechos, até 1944

DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
Ramal da Alfândega
Trecho Abertura km Soma  
Central - maritima 1879-09-07 2    
Ramal do Mucuripe
Trecho Abertura km Soma  
Km 4,109 = 0 a/p da Central-Mucuripe 1941-02-01 16    
Ramal de Maranguape
Trecho Abertura km Soma  
Maracanaú - Maranguape 1875-01-14 7    
Ramal de Quixeramobim
Trecho Abertura km Soma  
Quixeramobim - Km 3 1923 3    
Ramal de Patú
Trecho Abertura km Soma  
Senador Pompeu - Km 4 1923 4    
Ramal de Carius
Trecho Abertura km Soma  
Km 424 a Carius 1922-12-31 33    
Ramal de Orós
Trecho Abertura km Soma  
Km 437 - Orós 1922-12-31 43    
Sub-ramal de Barra
Trecho Abertura km Soma  
Km 4 - Barra 1926-10-12 4    
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral das Estradas de Ferro. Vale lembrar que — embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia — trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.

A Rede de Viação Cearense foi formada, basicamente, pela Estrada de Ferro Baturité, na parte leste do Ceará, de Fortaleza em direção ao sul; pela Estrada de Ferro Sobral, na parte oeste, do porto de Camocim em direção ao sul; e pelo Ramal de Itapipoca, que interligou as duas ferrovias.

  • Na nomenclatura de 1960, a antiga Estrada de Ferro Baturité era denominada "Linha Sul"; enquanto o antigo Ramal de Itapipoca, somado ao trecho da Estrada de Ferro Sobral, de Sobral para o interior, constituíam a Linha Norte; e o antigo trecho do porto de Camocim a Sobral tornou-se Ramal de Camocim, com a ordem invertida: Sobral seria seu ponto inicial e Camocim seu ponto final.

A interligação também foi o que motivou seus dois desenvolvimentos principais — o Ramal da Paraíba, comunicando com as ferrovias do Nordeste oriental (GWBR, depois RFN); e o prolongamento de Oiticica a Teresina, que faria a conexão com as ferrovias do Nordeste ocidental (EFSLT, EFCPi).

   

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreosfera

RVC - Rede de Viação Cearense
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Documentário: O ultimo apito - A historia da estrada de ferro no Ceará | A formação histórica da quase-rede do Nordeste
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