Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreoclipping

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Metrô do Cariri
"Transporte Rápido Automotriz"


 
Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2009

O Metrô do Cariri é um sistema ferroviário bastante simples, com via singela (não-duplicada), e um único pátio (desvio) para cruzamento dos trens que vão e voltam entre os pontos extremos da linha — num percurso total de 13,6 km, ligando as cidades do Crato e Juazeiro do Norte.

A existência de um único desvio de cruzamento está ligado ao planejamento inicial de apenas 2 trens, suficientes para atender à demanda, estimada em 5 mil passsageiros por dia.

Como cada trem percorrerá o trecho completo em 28 minutos — à velocidade máxima de 60 km/h —, para retornar em seguida ao ponto inicial, o intervalo entre as viagens será de 1 hora em cada sentido *[intervalo de meia hora, segundo toda lógica].

Com capacidade para transportar até 330 passageiros em cada viagem — 100 sentados + 230 em pé —, o sistema vai funcionar das 5h30 às 22h30, oferecendo 76 viagens diárias (38 em cada sentido) [Metrofor, 30 Set. 2009].

Foto recente do VLT, já com a pintura verde
Última forma: pintura verde, em substituição ao amarelo de 2007
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009

O projeto aproveitou a via férrea já existente na região — o Ramal do Crato, operado pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) até a privatização (199?), e pouco utilizado atualmente, com tráfego limitado a trens de carga.

A idéia foi reformar a linha, para permitir o transporte seguro de passageiros, utilizando uma composição leve — os chamados Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) —, com motorização própria (automotriz), dispensando a necessidade de locomotivas.

Parte do Ramal do Crato — o trecho de Muriti até a estação histórica do Crato — estava desativado desde os anos 1980, e acabou exigindo reconstrução completa em vários pontos.

Uma extensão da linha poderá ser estendida do Juazeiro do Norte até a cidade de Barbalha, quando houver demanda que justifique sua construção, uma vez que não existe via férrea a ser aproveitada.

Características Físicas e Operacionais do Sistema
Trecho: Fátima - Crato.
Extensão: 13,6 km
Linha: Singela
Bitola: Métrica
Trilho: TR 37
Fixação: Rígida
Número de Estações: 09
Material Rodante: 02 composições tipo VLT com 2 carros
Velocidade máxima: 60 km/h
Horário de Operação: 05:30 às 22:30 h
Demanda Inicial: 5.000 passageiros / dia
Intervalo entre trens: 28 minutos
Geração de empregos diretos: 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados)
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009, "Metrô do Cariri"
Metrô do Cariri
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Documentário: O ultimo apito - A historia da estrada de ferro no Ceará | A formação histórica da quase-rede do Nordeste
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

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• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

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