Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2009O Metrô do Cariri é um sistema ferroviário bastante simples, com via singela (não-duplicada), e um único pátio (desvio) para cruzamento dos trens que vão e voltam entre os pontos extremos da linha num percurso total de 13,6 km, ligando as cidades do Crato e Juazeiro do Norte. A existência de um único desvio de cruzamento está ligado ao planejamento inicial de apenas 2 trens, suficientes para atender à demanda, estimada em 5 mil passsageiros por dia. Como cada trem percorrerá o trecho completo em 28 minutos à velocidade máxima de 60 km/h , para retornar em seguida ao ponto inicial, o intervalo entre as viagens será de 1 hora em cada sentido *[intervalo de meia hora, segundo toda lógica]. Com capacidade para transportar até 330 passageiros em cada viagem 100 sentados + 230 em pé , o sistema vai funcionar das 5h30 às 22h30, oferecendo 76 viagens diárias (38 em cada sentido) [Metrofor, 30 Set. 2009].
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O projeto aproveitou a via férrea já existente na região o Ramal do Crato, operado pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) até a privatização (199?), e pouco utilizado atualmente, com tráfego limitado a trens de carga.
A idéia foi reformar a linha, para permitir o transporte seguro de passageiros, utilizando uma composição leve os chamados Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) , com motorização própria (automotriz), dispensando a necessidade de locomotivas.
Parte do Ramal do Crato o trecho de Muriti até a estação histórica do Crato estava desativado desde os anos 1980, e acabou exigindo reconstrução completa em vários pontos.
Uma extensão da linha poderá ser estendida do Juazeiro do Norte até a cidade de Barbalha, quando houver demanda que justifique sua construção, uma vez que não existe via férrea a ser aproveitada.
Características Físicas e Operacionais do Sistema | |
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Trecho: | Fátima - Crato. |
Extensão: | 13,6 km |
Linha: | Singela |
Bitola: | Métrica |
Trilho: | TR 37 |
Fixação: | Rígida |
Número de Estações: | 09 |
Material Rodante: | 02 composições tipo VLT com 2 carros |
Velocidade máxima: | 60 km/h |
Horário de Operação: | 05:30 às 22:30 h |
Demanda Inicial: | 5.000 passageiros / dia |
Intervalo entre trens: | 28 minutos |
Geração de empregos diretos: | 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados) |
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009, "Metrô do Cariri" |
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