Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   
Corte transversal com indicação da sinalização externa à estação
Desenho em corte transversal, com a sinalização externa
Fonte: Metrofor, 31 Ago. 2007

Metrô do Cariri
O projeto das estações

28 Set. 2009

Talvez, dizer "estações" seja exagero — trata-se, na verdade, de paradas. Por sinal, bastante semelhantes às paradas dos ônibus articulados de Curitiba, com sua estrutura de formato tubular.

Sob esse aspecto (entre outros), na verdade é o transporte articulado de Curitiba que incorpora características tradicionais do transporte sobre trilhos.

Em termos funcionais, as estações tubulares devem — além de oferecer uma proteção mais eficiente contra o sol e a chuva — exercer também (ou principalmente) o papel de disciplinar o embarque e desembarque de passageiros, previamente agrupados na posição exata em que irão se abrir as portas do VLT.

Corte transversal com indicação da sinalização interna
Desenho em corte transversal, indicando a sinalização interna da plataforma
Fonte: Metrofor, 31 Ago. 2007

O desenho em corte transversal sugere um desencontro das coberturas encurvadas — talvez para ventilação e consequente exaustão do calor acumulado.

É interessante notar a rampa para maior acessibilidade à plataforma de embarque / desembarque do Trem do Cariri.

É de se notar, também, a inexistência de linha dupla diante da estação representada nos desenhos — não é ali que os trens deverão cruzar um pelo outro.

Ajuste / Expansão

Antes mesmo de entrar em operação, o projeto do Metrô do Cariri recebeu alguns ajustes, com o número de estações passando de seis (planejadas de início) para nove.

Posição quilométrica das Estações
e da Oficina de Manutenção,
e distâncias dos trechos entre elas
Estação Posição Trecho
Estação Crato km 600,603 1.783 m
Estação Padre Cícero km 598,820 2.800 m
Ponte metálica rio Lobo
Estação Muriti km 596,020 1.020 m
Oficina de Manutenção km 595,000 1.025 m
Estação São José km 593,975 2.415 m
Estação Antônio Vieira km 591,560 1.700 m
Estação Teatro km 589,860 0.720 m
Estação São Pedro km 589,140 1.140 m
Estação Juazeiro do Norte km 588,000 1.002 m
Estação Fátima km 586,998
Fonte: Metrofor, 28 Set. 2009
   
  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

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Desenho com vista lateral de uma das estações projetadas para o Metrô do Cariri
Projeto: vista lateral de uma estação tubular
Fonte: Metrofor, 31 Ago. 2007
Desenho em planta-baixa de uma estação ou plataforma de embarque / desembarque do Trem do Cariri
Planta baixa de uma estação em projeto: rampa para maior acessibilidade
Fonte: Metrofor, 31 Ago. 2007
Metrô do Cariri
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