Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Antiga estação ferroviária de Juazeiro do Norte, vista de satélite
Caso a localização da estação tubular esteja prevista para o terreno à esquerda (oeste) da estação ferroviária histórica, a construção estaria atrasada
Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite datadas de 22 Ago. 2009

Ferreoclipping

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• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Metrô do Cariri
Estação Juazeiro do Norte

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2009

Nas imagens de satélite de 22 Ago. 2009 ainda não era possível visualizar a construção de uma estação tubular — mas apenas sinais de movimentação no terreno à esquerda (oeste) da estação ferroviária histórica.

Embora a desapropriação e recuperação da estação histórica fizesse parte dos convênios iniciais (2006), não foram encontradas indicações posteriores de que isso tenha ocorrido, ou com qual objetivo deveria ocorrer.

Com suas características típicas de um "VLT ou bonde moderno", o Metrô do Cariri não precisa de uma estação ocupando um prédio desse porte, a menos que se pretendesse criar ali um agregado de funções adicionais, inexistentes nas demais estações.

Não parece ser o caso, já que notícias recentes indicam que todas as 9 estações seguirão a estrutura padrão em formato tubular.

Também não é o caso de utilizar o prédio histórico para a administração, pois esta ficará agregada ao centro de controle, no chamado CACT - Centro de Administração e Controle de Trens, citado pelo site Metrofor, até o final de Set. 2009, como "em construção" no município do Crato.

Posição quilométrica das Estações
e da Oficina de Manutenção,
e distâncias dos trechos entre elas
Estação Posição Trecho
Estação Crato km 600,603 1.783 m
Estação Padre Cícero km 598,820 2.800 m
Ponte metálica rio Lobo
Estação Muriti km 596,020 1.020 m
Oficina de Manutenção km 595,000 1.025 m
Estação São José km 593,975 2.415 m
Estação Antônio Vieira km 591,560 1.700 m
Estação Teatro km 589,860 0.720 m
Estação São Pedro km 589,140 1.140 m
Estação Juazeiro do Norte km 588,000 1.002 m
Estação Fátima km 586,998
Fonte: Metrofor, 28 Set. 2009
   

Ferreosfera

  

Ferrovias

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