Conheça,
também,
o canal do
Edson Castro [Youtube]
Caso a localização da estação tubular esteja prevista para o terreno à esquerda (oeste) da estação ferroviária histórica, a construção estaria atrasada
Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite datadas de 22 Ago. 2009
Nas imagens de satélite de 22 Ago. 2009 ainda não era possível visualizar a construção de uma estação tubular mas apenas sinais de movimentação no terreno à esquerda (oeste) da estação ferroviária histórica.
Embora a desapropriação e recuperação da estação histórica fizesse parte dos convênios iniciais (2006), não foram encontradas indicações posteriores de que isso tenha ocorrido, ou com qual objetivo deveria ocorrer.
Com suas características típicas de um "VLT ou bonde moderno", o Metrô do Cariri não precisa de uma estação ocupando um prédio desse porte, a menos que se pretendesse criar ali um agregado de funções adicionais, inexistentes nas demais estações.
Não parece ser o caso, já que notícias recentes indicam que todas as 9 estações seguirão a estrutura padrão em formato tubular.
Também não é o caso de utilizar o prédio histórico para a administração, pois esta ficará agregada ao centro de controle, no chamado CACT - Centro de Administração e Controle de Trens, citado pelo site Metrofor, até o final de Set. 2009, como "em construção" no município do Crato.
Posição quilométrica das Estações
e da Oficina de Manutenção,
e distâncias dos trechos entre elas