Conheça,
também,
o canal do
Edson Castro [Youtube]
Imagem do estação ferroviária de Muriti (velha) e seu pátio de manobras, vendo-se no alto, à direita, o pátio privativo de atendimento à base da Petrobras Distribuidora S.A.
No canto inferior, à esquerda, as composições do VLT estacionadas em fila, próximo à estação tubular de Muriti, em construção pelo Metrô do Cariri
Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite datadas de 22 Ago. 2009
Desde os anos 1980, a tradicional estação ferroviária de Muriti tornou-se o ponto terminal do chamado Ramal do Crato, sendo abandonada a via férrea dali até a estação do Crato trecho que precisou ser desmontado e reconstruído para a implantação do Metrô do Cariri.
As imagens de satélite datadas de 22 Ago. 2009 (fixadas abaixo) indicam atividade de trens de carga ou, pelo menos, sua possibilidade , com vagões estacionados nos pátios de manobra e um pátio privativo para atendimento do que parece ser uma base de combustíveis.
No entanto, o noticiário já localizado sobre o Metrô do Cariri não faz qualquer menção à futura convivência com o trânsito de trens de carga, e em caso positivo, se estes ficarão restritos ao horário das 22h30 às 5h30, ou qualquer outro detalhe operacional.
A operação de trens de carga está concedida, desde a privatização das linhas ferroviárias da região (em 199?) à CFN - Companhia Ferroviária do Nordeste que ultimamente adotou a denominação de Transnordestina Logística S.A.
Posição quilométrica das Estações
e da Oficina de Manutenção,
e distâncias dos trechos entre elas
Detalhe da base da Petrobras Distribuidora S.A., feita por satélite em um sábado. Não se observa a presença de vagões, ou movimentação de caminhões-tanque
Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite datadas de 22 Ago. 2009