Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Rede de Viação Cearense

Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências (1960)
Trilhos até 1944
  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

RVC - Rede de Viação Cearense
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Rede de Viação Cearense,
por trechos, até 1944

DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti

xx

Ramal de Paraíba
Trecho Abertura km Soma Desde a origem
Km 477 - Km 521 1923-08-05 44 44 521
Km 521 - Souza 1923-08-05 55 99 576
Souza - Pombal 1932-10-24 55 154 631
Pombal - Patos 1944-04-19 70 224 701
Ramal de Paraíba - Sub ramal Cajazeiras
Trecho Abertura km Soma Desde a origem
Km 551 - Cajazeiras 1923-08-05 22   573
Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral das Estradas de Ferro. Vale lembrar que — embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia — trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.

A Rede de Viação Cearense foi formada, basicamente, pela Estrada de Ferro Baturité, na parte leste do Ceará, de Fortaleza em direção ao sul; pela Estrada de Ferro Sobral, na parte oeste, do porto de Camocim em direção ao sul; e pelo Ramal de Itapipoca, que interligou as duas ferrovias.

  • Na nomenclatura de 1960, a antiga Estrada de Ferro Baturité era denominada "Linha Sul"; enquanto o antigo Ramal de Itapipoca, somado ao trecho da Estrada de Ferro Sobral, de Sobral para o interior, constituíam a Linha Norte; e o antigo trecho do porto de Camocim a Sobral tornou-se Ramal de Camocim, com a ordem invertida: Sobral seria seu ponto inicial e Camocim seu ponto final.

A interligação também foi o que motivou seus dois desenvolvimentos principais — o Ramal da Paraíba, comunicando com as ferrovias do Nordeste oriental (GWBR, depois RFN); e o prolongamento de Oiticica a Teresina, que faria a conexão com as ferrovias do Nordeste ocidental (EFSLT, EFCPi).

   

  

Ferreosfera

RVC - Rede de Viação Cearense
Estações 1960: Linha Sul | Linha Norte | Ramal da Paraíba || Estações em 1982 || Fortaleza | Sobral || Abertura dos trilhos
Mapas: 1991 | 1989 | 1984| 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1937 | 1927 (Pátio) | 1924 | 1898 || 1907: EF de Baturité | EF de Sobral
Documentário: O ultimo apito - A historia da estrada de ferro no Ceará | A formação histórica da quase-rede do Nordeste
Trem urbano CBTU Fortaleza | VLT do Cariri | Teleférico de Ubajara
Ferrovias em 1945 | Evolução 1940-1945
EFMM | EF Tocantins | EF Bragança | EFSLT | EF Central do Piauí
RVC | EF Mossoró | EF Central do Rio Grande do Norte | GWBR
EF Paulo Afonso | VFFLB | EF Nazaré | EF Ilhéus a Conquista | EF Bahia e Minas
EFVM | The Leopoldina Railway | EFCB | RMV | EF Goiás | EFCJ | CMEF | EF NoB
EF Araraquara | RVPSC | EFDTC | EFSC | VFRGS | EF Jacuí | EF Palmares a Osório
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação

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