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Ferreomodelismo
I Concurso de Cargas para Vagão Prancha
Bobinas cobertas com encerado

Márcio Hipólito (4° colocado) – Centro-Oeste DC-17 – 31-jul-1991

O protótipo deste modelo - bobinas de aço cobertas com encerado sujo - também foi visto no terminal Cosipa-Utinga (Santo André, SP), com 5 a 6 bobinas por vagão.

Sobre uma base de palitos de fósforo (pallets), o autor colou pequenos cilindros de madeira, imitando o perfil das bobinas, tendo o cuidado de deixar certo espaço entre eles. Os cilindros, por sinal, são pedaços de cerca de 13 mm, cortados das toras de madeira que acompanham o vagão prancha Frateschi.

Já o oleado (amarelo) foi feito de papel vegetal para embalar frutas, pintado com spray automotivo Singer.

O oleado é colado a partir do topo da primeira bobina, deixando uma sobra antes desta, para futuramente dobrá-lo à sua frente. A partir da primeira bobina, o papel é puxado para baixo, no intervalo antes da bobina seguinte, e colado ao piso do vagão. Em seguida, é puxado para cima e colado ao topo da segunda bobina, depois para baixo - e assim, sucessivamente, até recobrir todo o conjunto.

A sobra antes da primeira bobina e, depois da última, bem como nas laterais, é forçada para baixo e colada ao piso do vagão. Todo o papel deve ser puxado para baixo, representando a queda natural do oleado (por seu próprio peso) no protótipo. Dependendo do papel e de sua pintura, a cola poderá ser PVA (branca) ou cianoacrilato (Super Bonder).

A sujeira do oleado foi feita com betume da Judéia, aplicado com pincel.

No vagão, para maior realismo, o autor recomenda usar um fio fino de cobre, imitando corda, ao redor e entre as bobinas. A corda pode passar e ser amarrada nos fueiros (estacas laterais do vagão prancha), ou nos seus locais (alças) de encaixe.

  

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