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Ferrovias do carvão no Rio Grande do Sul
Contexto histórico

Crescimento municipal comparado:
os casos de Charqueadas e São Jerônimo, 1985-2006
Rudney Aminadab Santos

p. 14~16

2 - Um comparativo entre o desenvolvimento econômico dos municípios de São Jerônimo e Charqueadas

2.1 - Os municípios de São Jerônimo e Charqueadas: contexto histórico

O município de São Jerônimo origina-se de Triunfo, que em 1747, emancipou-se da cidade Viamão, sendo chamado de freguesia do sr. Bom Jesus de Triunfo.

A lei estadual nº 90 cria a capela curada de São Jerônimo no dia 24 de novembro de 1847. Posteriormente, em novembro de 1851, São Jerônimo é elevado à categoria de Freguesia pela lei estadual nº 221 e passa ao patamar de vila, no dia 13 de dezembro de 1860.

A eleição do 1º Conselho Municipal da Câmara de Vereadores foi realizada no dia 07 de setembro de 1861, com 11 membros representando o legislativo. O novo município foi oficialmente criado no dia 30 de setembro de 1861, mas somente em 1947, acontecem as primeiras eleições municipais.

No início de sua fundação, o município de São Jerônimo detinha oito distritos que eram eles: o distrito de Butiá, que emancipou-se em 09 de outubro de 1963, o distrito de Arroio dos Ratos, que emancipou-se em 28 de dezembro de 1964, o distrito de Charqueadas, que emancipou-se em 28 de março de 1982, e finalmente, o distrito de Barão do Triunfo, emancipado em 28 de marco de 1992. Atualmente, apenas três distritos ainda pertencem ao município: Morrinhos, Quitéria e Gramal.

As charqueadas 1[As charqueadas eram estabelecimentos locais onde o bovino era abatido e sua carne salgada e enviada para os mercados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia] foram levadas até a região de Pelotas, em função das secas nordestinas em 1777. As primeiras charqueadas em São Jerônimo foram estabelecidas ainda no século XVIII pelo cel. José Manoel de Leão que residia em Triunfo, mas que adquiriu terras na região onde se encontra, atualmente, o município de Charqueadas (SIMCH, 1961).

Charqueadas se constituía numa vila de pescadores e passagem das tropeadas 2[As Tropeadas eram o transporte de gado até as regiões onde estavam localizadas as charqueadas], às margens do Rio Jacuí. Em função de sua proximidade com o mercado consumidor, tal posição foi muito favorável para a concentração residencial e crescimento da atividade pecuária associada ao ciclo do charque. Estas propriedades eram denominadas charqueadas e no século XIX tiveram um grande crescimento econômico incentivando o povoamento do interior do país. Portanto, a origem e o crescimento inicial do município de Charqueadas estão muito relacionados à indústria do charque, atividade desenvolvida na região carbonífera principalmente por portugueses e espanhóis (PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS, 2008).

O gado era conduzido até a foz do Arroio dos Ratos, pelos tropeiros, onde era abatido, e sua carne era salgada e transformada em charque, para que facilitasse o transporte, em função da falta de refrigeração. Com o aparecimento de novas tecnologias de refrigeração como geladeiras e frigoríficos, as charqueadas tiveram uma redução da sua participação na economia da região (PIRES; FERNANDES, 1986).

Nas primeiras décadas do século XX, o ciclo do charque na região entrou em colapso econômico, forçando a busca por novas alternativas de desenvolvimento econômico por parte dos habitantes da região. Foi apenas no final da década de 40 que estudos liderados pelo diretor da Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo, Otávio Reis, indicam a existência de carvão mineral na região em quantidades suficientes para garantir a viabilidade econômica da sua extração. Desta forma, apenas em meados de 1950 que um novo ciclo econômico ganha força no então distrito de Charqueadas, ainda pertencente ao município de São Jerônimo, e sua economia passa a se basear na extração de carvão mineral (PIRES; FERNANDES, 1986).

No ano de 1956, foi inaugurado o poço Otávio Reis com uma profundidade de 300 metros, na época, o mais profundo da América do Sul, que mais tarde seria responsável por abastecer a Usina Termoelétrica de Charqueadas (VEIT, 2004).

Paralelamente à atividade extrativista e, ao menos em parte, como conseqüências dela, novas empresas surgem em Charqueadas que irão se transformar, principalmente a partir da década de 70, no mais importante propulsor do desenvolvimento do distrito apoiado no trinômio carvão-energia-aço.

A Termochar, Termoelétrica de Charqueadas S/A, foi inaugurada em 1962, e posteriormente, em 1970, foi encampada pela Eletrosul (Centrais Elétricas do Sul do Brasil), usina termoelétrica muito significativa para a região, atualmente pertencente ao grupo Tractebel Energia S/A. Pois, além de representar o melhoramento do setor energético do Rio grande do Sul como um todo, trouxe um novo sentido econômico para a economia local (PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS, 2008).

A Copelmi, Companhia de Pesquisas e Lavras Minerais foi fundada em 1965, e foi importante para o desenvolvimento do município de Charqueadas em função da doação de antigas redes de distribuição à CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), onde se pôde aprimorar o sistema de iluminação pública do distrito, além de aprofundar o ciclo extrativista mineral no município.

A empresa que se mostraria decisiva para o futuro desenvolvimento econômico de Charqueadas foi a Aços Finos Piratini, empresa siderúrgica de economia mista controlada pelo estado, que iniciou o ciclo da siderurgia na região em 1973 e, em conseqüência, deu início à implantação do pólo metal-mecânico. Em 1975, a empresa passou para o controle da Siderbras e, posteriormente, foi adquirida em 1992, pelo grupo Gerdau, pelo programa de privatização do governo federal (PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS, 2008).

No que se refere ao movimento emancipacionista de Charqueadas, mesmo com as atividades econômicas que foram implantadas e que acabaram por melhorar as condições econômicas da região e de seus habitantes, a falta de infra-estrutura do distrito preocupava a população como um todo. Tais dificuldades acabaram por nutrir um forte sentimento de emancipação, que moveram, inclusive, arrecadações de fundos financeiros com vistas à emancipação de Charqueadas (PIRES; FERNANDES, 1986).

Com intuito de reduzir as dificuldades distritais, em 1977, houve um convênio entre a prefeitura de São Jerônimo e o Banco Nacional de Habitação (BNH), para que se iniciassem as obras de pavimentação e infra-estrutura visando a urbanização do distrito de charqueadas (PIRES; FERNANDES, 1986).

Apesar das benfeitorias executadas no distrito, o sentimento de separação se fortalece e, em 1977, é proposto um plebiscito com forte apelo popular a favor da emancipação. Com a decisão positiva para o surgimento do novo município, o desmembramento do município de São Jerônimo e a autonomia de Charqueadas são efetivados em meados de 1982 (PIRES; FERNANDES, 1986).

A partir dos anos de 1970, e, sobretudo, na pós-emancipação, o município de Charqueadas obteve seu crescimento econômico e populacional calcado na produção industrial, onde o tripé carvão-energia-aço, representado pelas empresas Copelmi, Eletrosul (atualmente, empresa Tractebel) e Aços Fino Piratini (hoje, empresa Gerdau) parece ter sido o eixo do desenvolvimento econômico diferenciado do município, como será estudado em maiores detalhes nos capítulos que seguem.

  

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