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Localização das minas de carvão

Ferrovias do carvão no Rio Grande do Sul
Cadem e Estaleiro Mabilde

Estaleiro Mabilde
As relações com os funcionários e o Estado (1896-1943)
Adriano Ballejos Mabilde

p. 22

Com o processo de venda no ano de 1943, o estaleiro deixou de pertencer à família Mabilde. Foi vendido ao Consórcio Administrador das Empresas de Mineração (CADEM), e com o passar dos anos, foi assumido pelo Governo do Estado. Foi arrendado a vários empresários e trocou de nome diversas vezes.

p. 106

Referindo-se ao período, Affonso Fróes Mabilde completa:

Nesta ocasião como a situação financeira era insustentável, ficou resolvido pedir concordata por intermédio de nosso advogado Dr. Ernani Estrela.

Nesta concordata a firma comprometia-se a saldar suas dívidas parceladamente com á dispensa de juros de móra, o que foi aceito pela quasi totalidade dos credores.

Foi constatado, nesta ocasião um passivo de mais ou menos CR$ 480.000,00.

(...)

Em 1938 a dívida estava reduzida para mais ou menos CR$ 220.000,00 devido ao serviço das seguintes companhias: Costeira, Loide Nacional, Loide Brasileiro, Hamburguesa, Navegação das Lagoas, á frota de navios Suecos, e o restante da navegação de cabotagem que vinha ao pôrto e também ao Consorcio Administrador das Empresas de Mineração (CADEM), que além do serviço, ainda fornecia carvão para a uzina.

Duas firmas credoras, a S.A. White Martins e União de Ferros S.A., prestaram também grande auxílio, fornecendo um crédito semanal ao estaleiro.193

p. 111~112

Segundo Affonso Fróes Mabilde, duas propostas foram apresentadas: o Estaleiro Só oferecia o valor de CR$ 1.000.000,00 (um milhão de cruzeiros)204, pagos à vista, porém, sem a manutenção do quadro funcional do Estaleiro Mabilde; a outra proposta pertencia ao Consórcio Administrador das Empresas de Mineração (CADEM), em que era oferecida a mesma quantia de CR$ 1.000.000,00 (um milhão de cruzeiros), parcelados em dez vezes, mantendo o quadro funcional do estaleiro.205

Affonso Fróes Mabilde salienta ainda que o CADEM “aceitava todos os operários, inclusive seus antigos proprietários, reconhecendo o tempo de serviço e todas as vantagens de que gozavam”.206

Assim, o contrato de compra e venda foi assinado em 27 de fevereiro de 1943, nas seguintes condições:

1. Vendedores: Mabilde & Cia. e a herança de dona Maria José Fróes Mabilde.

2. Compradores: Companhias Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo e Carbonífera Minas de Butiá, representadas pelo Consórcio Administrador de Empresas de Mineração.

3. Valor: CR$ 1.037.101,60 (um milhão, trinta e sete mil, cento e um cruzeiros e sessenta centavos)

4. Forma de Pagamento: CR$ 700.000,00 (setecentos mil cruzeiros), pagos em dez prestações de CR$ 70.000,00 (setenta mil cruzeiros).207

5. Montante das dívidas passivas: CR$ 337.101,60 (trezentos e trinta e sete mil, cento e um cruzeiros e sessenta centavos), a serem pagos diretamente aos credores pelo Consórcio Administrador das Empresas de Mineração.208

  

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