Ferrovias do carvão no Rio Grande do Sul
Mapa hidroviário
Alfredo Ferreira Rodrigues
Pesquisa, digitalização e informações
A Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo e a Estrada de Ferro Jacuí eram ferrovias separadas.
Descrição do Ralph - "Nessa estação chegava o cabo aéreo que transportava o carvão procedente das minas do município de São Jerônimo, na outra margem do rio Taquari (Na revista diz que é o rio Jacuí), procedente da E. F. Jacuí".
A VFRGS fazia o transporte a partir desta estação em gondolas do tipo da 11504. A EF Jacuí utilizava outro tipo de gondola que é mais curta, laterais de madeira e com a testeira basculante.
Na Revista Paulista de Indústria achei o seguinte:
O carvão lavado e classificado é lançado por transportadores automáticos diretamente sobre os vagões ferroviários.
O carvão de escolha é, também, carregado em vagões ferroviários.
As Minas de São Jerônimo possui uma ferrovia própria de mais de 20 km que conduz os produtos das minas ao porto de Charqueadas.
Em Charqueadas, os vagões em dispositivos apropriados deitam a sua carga nas chatas da frota fluvial e lacustre que conduz o carvão aos portos de consumo, frota esta
composta de mais de uma centena de embarcações entre rebocadores e chatas.
O abastecimento da VFRGS é feito por cabo aéreo que atravessa o rio Jacuí, enche os silos que ficam sobre a referida via férrea, na estação deste nome "Silos", e que descarregam o combustível sobre os trens por simples gravidade.
* [Mudanças de nome e subdivisão de municípios talvez sejam a causa da confusão entre a EF Jacuí (que ligava Leão e Butiá a São Jerônimo) e a Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (que ligava Arroio dos Ratos a Charqueadas). A EF Jacuí (à esquerda, no mapa) foi uma das primeiras ferrovias da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, ainda no Império. Já a EF & M de São Jerônimo foi construída na década de 1950 (FRC)
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