Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Desenho em vista lateral da locomotiva Dash-8 da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM
Locomotiva Dash-8 - Ficha Técnica


 
Alexandre Santurian
Centro-Oeste DC-19 (5-Out-1991)

As locomotivas Dash-8 utilizam "Sistema de Radiador Seco": O fluxo de água só ocorre quando o arrefecimento é requerido

Patinação de rodas: "Microsentry", controlado por microcomputador.

Estas locomotivas são equipadas com micromputadores que detectam qualquer tipo de falha durante a operação, informando o operador através de vídeo instalado a bordo. Controlam desde a patinagem das rodas até os motores de acionamento do compressor e outros auxiliares. Mantêm os níveis ideais de potência e reduzem o consumo de combustível. Informam o maquinista quanto à temperatura do motor, rotação, consumo de combustíveis e dados sobre o desempenho da máquina, que também são armazenados na memória, para uso durante as manutenções.

  • Fonte de pesquisa: Dados Gerais Dash-8-40-BB, da GE do Brasil, fornecidos por Flávio Francesconi Lage, Belo Horizonte, MG.
Ferrovia:
EF Vitória a Minas (CVRD)
Unidades construídas:
6, entregues em 1991
Numeração da ferrovia:
1001 a 1006
Fabricante:
GE do Brasil, Campinas, SP
Potência máxima:
4.100 HP
Potência entregue ao alternador de tração:
3.866 HP
Peso da locomotiva (+/- 2%):
160.000 kg
Esforço de tração máximo na partida:
48.000 kg
Velocidade máxima permissível:
103 km/h
Esforço de tração contínuo a 26,1 km/h:
36.240 kg
Relação de transmissão:
93:18
Arranjo das rodas:
B-B / B-B
Diâmetro das rodas:
0,914 m (36 pol.)
Bitola:
1,000 m
Altura total:
4,8489 m
Largura total:
3,5524 m
Máximo comprimento entre engates:
22,3142 m
Mínima folga acima dos trilhos (rodas novas):
1,016 m
Altura do engate (tolerância + 15 – 0 mm):
0,75 m
Raio mínimo de curva:
80 m
Distância entre eixos de cada truque:
2,0828 m
Distância entre centros de truques:
11,849 m
Capacidade de óleo combustível:
9.000 litros
Capacidade de óleo lubrificante:
1.438 litros
Capacidade de água:
1.440 litros
Capacidade de areia:
1.360 litros
Reservatório de ar:
918 litros
Motor diesel:
GE 7FDL de 16 cilindros turbo-alimentados
Motor de tração:
GE-761 conectados em paralelo para melhor aderência
Alternador de tração:
GMC-187
Sistema de excitação de propulsão:
"Microchec", controlado por microcomputador
O novo protótipo da Vale... | Ficha técnica | Afinal, o que é Dash? | Locos GE do B, no Brasil
Locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug
G12 Acesita | G12 MRN
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Plantas de locomotivas da EFVM
B12 | G12 GM | GT26CU2 EMD-GM e Macosa | GT26CU2 GM-Villares | DH Krauss-Maffei | DDM45
GE Brasil | Clientes 1987
GE 25 e 35 ton | GE 45 ton | UM10B | UM10B CSN
BB 3000V DC Minissaia
U20C Brasil | U20C Exportadas | U20C Sudan Railways
U22C e U26C | U23C e B23-7 | C30-7 e C36-7 | Dash-7 CQ
Estrada de Ferro Vitória a Minas
Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte | Trem turístico Ouro Preto - Mariana | O novo trem da Vale
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Ainda em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug | G12 Acesita | G12 MRN
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Vale
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Trem Vitória - Belo Horizonte | Trem São Luís - Parauapebas | Trem Ouro Preto - Mariana
O simulador de trens | Antigo CTC
   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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