Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Desenho em vista lateral da locomotiva Dash-8 da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM
Locomotiva Dash-8 - Ficha Técnica


 
Alexandre Santurian
Centro-Oeste DC-19 (5-Out-1991)

As locomotivas Dash-8 utilizam "Sistema de Radiador Seco": O fluxo de água só ocorre quando o arrefecimento é requerido

Patinação de rodas: "Microsentry", controlado por microcomputador.

Estas locomotivas são equipadas com micromputadores que detectam qualquer tipo de falha durante a operação, informando o operador através de vídeo instalado a bordo. Controlam desde a patinagem das rodas até os motores de acionamento do compressor e outros auxiliares. Mantêm os níveis ideais de potência e reduzem o consumo de combustível. Informam o maquinista quanto à temperatura do motor, rotação, consumo de combustíveis e dados sobre o desempenho da máquina, que também são armazenados na memória, para uso durante as manutenções.

  • Fonte de pesquisa: Dados Gerais Dash-8-40-BB, da GE do Brasil, fornecidos por Flávio Francesconi Lage, Belo Horizonte, MG.
Ferrovia:
EF Vitória a Minas (CVRD)
Unidades construídas:
6, entregues em 1991
Numeração da ferrovia:
1001 a 1006
Fabricante:
GE do Brasil, Campinas, SP
Potência máxima:
4.100 HP
Potência entregue ao alternador de tração:
3.866 HP
Peso da locomotiva (+/- 2%):
160.000 kg
Esforço de tração máximo na partida:
48.000 kg
Velocidade máxima permissível:
103 km/h
Esforço de tração contínuo a 26,1 km/h:
36.240 kg
Relação de transmissão:
93:18
Arranjo das rodas:
B-B / B-B
Diâmetro das rodas:
0,914 m (36 pol.)
Bitola:
1,000 m
Altura total:
4,8489 m
Largura total:
3,5524 m
Máximo comprimento entre engates:
22,3142 m
Mínima folga acima dos trilhos (rodas novas):
1,016 m
Altura do engate (tolerância + 15 – 0 mm):
0,75 m
Raio mínimo de curva:
80 m
Distância entre eixos de cada truque:
2,0828 m
Distância entre centros de truques:
11,849 m
Capacidade de óleo combustível:
9.000 litros
Capacidade de óleo lubrificante:
1.438 litros
Capacidade de água:
1.440 litros
Capacidade de areia:
1.360 litros
Reservatório de ar:
918 litros
Motor diesel:
GE 7FDL de 16 cilindros turbo-alimentados
Motor de tração:
GE-761 conectados em paralelo para melhor aderência
Alternador de tração:
GMC-187
Sistema de excitação de propulsão:
"Microchec", controlado por microcomputador
O novo protótipo da Vale... | Ficha técnica | Afinal, o que é Dash? | Locos GE do B, no Brasil
Locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas
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Plantas de locomotivas da EFVM
B12 | G12 GM | GT26CU2 EMD-GM e Macosa | GT26CU2 GM-Villares | DH Krauss-Maffei | DDM45
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GE 25 e 35 ton | GE 45 ton | UM10B | UM10B CSN
BB 3000V DC Minissaia
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Estrada de Ferro Vitória a Minas
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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