Ferrovias brasileiras em 1954: mapas e informações
Rede Ferroviária do Nordeste
Mapa dos trilhos na região central da rede
I Centenário das ferrovias brasileiras
IBGE / CNG, Rio de Janeiro, 1954
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
Rede Ferroviária do Nordeste (antiga Great Western of Brazil Ry) que reúne os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Esquematicamente, essa rede pode resumir-se em três linhas principais (interligadas) e uma estrada isolada. As três linhas principais são:
a) a linha do norte ou Recife-Nova Cruz, partindo do Recife e terminando na estação de Nova Cruz, da E. F. Sampaio Correia, ex-CentraI do R. G. Norte (no R. G. do Norte), sendo que a última estação ainda na Paraíba é a denominada Caiçara (Km. 283,8);
b) a linha do centro, ou de Recife a Afogados de Ingazeira (Km. 403,0) conforme seu próprio nome indica, desenvolve-se toda ela pelo centro de Pernambuco, percorrendo esse Estado no sentido de sua maior extensão, ou seja de leste para oeste.
c) a linha do sul, que vem de Recife até a estação de Jaraguá, em Maceió, capital do Estado de Alagoas. Pode considerar-se, do ponto de vista geográfico, como uma expansão dessa linha do Sul, o denominado ramal de Colégio, que vem da estação de Urupema (Km. 327,3) no município de Atalaia (Alagoas) até a estação de Colégio (Km. 582,0) situada à margem esquerda do rio São Francisco, fronteira a Propriá (Sergipe) onde chega uma linha da Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro. Nesse ponto deverá ser construída uma ponte que virá estabelecer a articulação de duas grandes redes ferroviárias: a do Nordeste e a do Leste. (O D.N.E.F. espera iniciar a construção dessa ponte de tão grande importância na articulação dessas duas redes, ainda neste ano de 1954).
A estrada isolada é a E. F. Paulo Afonso, com 115,1 quilômetros, que vai de Piranhas (Alagoas) a Petrolândia (Pernambuco) pela margem esquerda do rio São Francisco, uma ferrovia mais de interesse turístico do que propriamente econômico.
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