Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Locomotivas da Viação Férrea Centro-Oeste
As longas da VFCO e suas lendas


 
Délio Araújo
Centro-Oeste Textos n° 6 — Fev. 1989

Entre as plantas das locomotivas da VF Centro-Oeste (VFCO), falta a das 4-8-4 americanas, recebidas mais ou menos lá por 1945. Vi-as em Belo Horizonte, lindas, imponentes.

Sabe por que não há mais plantas? Demasiadamente pesadas e longas para os trilhos leves da então Rede Mineira de Viação (RMV), foram logo cortadas e sucateadas. Nem ao menos trocadas, ao que me informaram no depósito de Ribeirão Vermelho, MG, lá pela década de 1950. Por essa época, os trilhos já estavam trocados, o lastro reforçado etc., para o tráfego de calcáreo de Arcos, MG, para a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) de Volta Redonda, RJ.

Então, as recém-chegadas 2-8-4 francesas já podiam trafegar com certa segurança. A lenda narrada por vários maquinistas conta que a inscrição das 2-8-4 nas curvas apertadas era insuficiente, mas eles logo descobriram que, com um leve excesso de velocidade, as rodas motrizes centrais se levantavam do trilho — voltando a assentar depois —, permitindo a inscrição!

Os cargueiros, os trens de passageiros, os trens de calcáreo passaram a circular assim! Será mesmo verdade? Só sei que o sr. Custódio Pereira, que era chefe do depósito de Ribeirão Vermelho lá pelo final da década de 1960, confirmou-me pessoalmente a informação, na quarta-feira, 1967/Nov/29, se não me falha a memória, ao visitar o depósito. Como ele estudava à noite em Lavras MG, ofereceu-me carona em seu carro.

   

Ferreosfera

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

Característica das locomotivas Berkshire da RMV
Locomotiva Gelsa 2-8-4

Ferreosfera

   

Mesmo para as locomotivas 2-8-4, a vida foi curta, por serem grandes demais para o trecho. Em 1967, ainda havia uma conservada como relíquia na rotunda de Ribeirão Vermelho.

Ainda quanto às plantas da VFCO, procure a da locomotiva Consolidation (2-8-0) n° 438. Ela e suas irmãs tinham longarinas exteriores e eram iguais às 2-8-0 de n° 1200 e seguintes, da EF Central do Brasil (EFCB).

Convivi com as Consolidation da EFCB em Belo Horizonte. Possantes, embora lentas.

Atualizações do “Centro-Oeste”
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Características das locomotivas Consolidation da ferrovia
Consolidation 438

Ferrovias

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Pois bem, em 1968/Jan/14 a n° 438 da VFCO rebocou um trem de 1.697 toneladas, de Barra Mansa a Volta Redonda, levando calcáreo para a CSN!

Isso era comum para a vaporosa, que havia sido adaptada para combustão de óleo. O desempenho dobrou. O sr. Paulo Rocha, um dos três despachantes da VFCO em Barra Mansa, RJ, na época, mostrou-me o mapa do carregamento dos trens.

A G-12 não faria isso, segundo ele.

   

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