Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

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Locomotivas a vapor
As Niágara 4-8-4 no Brasil


 
Eduardo Coelho
Centro-Oeste DC-9-10 — 31 Jan. 1991

Com relação ao artigo do João P. Camargo sobre o Trem Farroupilha (DC-8), vale confirmar a existência de locomotivas da classe 4-8-4 no Brasil.

A Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS) recebeu 27 máquinas desta classe, fabricadas pela Alco (EUA), através de uma compra feita pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro em 1946, e comprando ela mesma mais 15 exemplares, diretamente nos EUA, em 1947 (séries 1001 a 1027, e 1028 a 1042).

Estas locomotivas 4-8-4 eram externamente muito bonitas, lembrando uma versão reduzida dos modelos americanos, tendo sido provavelmente as locomotivas a vapor mais modernas existentes no Brasil. Sabe-se que pelo menos uma parte desse lote foi comprada como "excedente de guerra" do governo norte-americano, que as tinha encomendado para uso numa hipotética invasão do Japão em 1945.

Outras ferrovias que utilizaram estas locomotivas foram a Rede Mineira de Viação (RMV), série 600 a 603; a Rede de Viação Paraná – Santa Catarina (RVPSC), série 801 a 806, Baldwin; e a Noroeste do Brasil (NOB), série 621 a 623. Boas fotos destas máquinas podem ser encontradas nos volumes III e IV da série "Brazilian Steam Album", assim como no livro "Lembranças do Trem de Ferro" (foto da cabine de uma da série 1001 a 1042 da VFRGS). O João Antônio Winckler, de São Leopoldo, RS, também deve ter fotos de máquinas desta série.

Houve também as Gelsa 4-8-4, que foram distribuídas a várias ferrovias brasileiras — inclusive a VFRGS, com 8 exemplares, série 1101 a 1108. Construídas sob o gênio de André Chapelon, na França, para atender especificações totalmente fora da realidade brasileira, as Gelsa foram um grande fiasco ferroviário, cuja história merece ser contada e ilustrada.

Com a eliminação em massa da tração a vapor no Brasil, a partir de 1956/57, muitas 4-8-4 americanas foram vendidas para a Bolívia, em conjunto com várias Gelsa 2-8-4. Uma reportagem da Railway World de 89/Jun diz existirem, ainda, pelo menos 3 exemplares de 4-8-4 americanas (provavelmente oriundas da VFRGS ou da NOB) em Uyuni, juntamente com diversas outras locomotivas a vapor desativadas.

Socorro!

Procuro quem possa me fornecer cópias xerox das folhas de álbum de locomotivas a vapor da VFRGS, especificamente das séries 1001/1027 e 1028/1042 (4-8-4), 1101/1108 (Gelsa 4-8-4) e 1501/1514 (Gelsa 2-8-4).

As locomotivas Niágara 4-8-4 no Brasil
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