Eu morava em Belo Horizonte, quando a Rede Mineira de Viação (RMV)
recebeu as 4-8-4 Niagara, ou Northern. Vi as máquinas no pátio dessa
estrada, sendo abastecidas com lenha. O pessoal da RMV estava rodeando
as soberbas locomotivas, imponentes com seus tenders de truques
de 6 rodas, stocker mecânico, lubrificação automática em quase todas
as peças rotativas.
No entanto, as 4-8-4 não foram bem sucedidas na RMV. As linhas
dessa estrada eram inadequadas para o peso, comprimento e base rígida
das Baldwin. Foram destinadas ao tráfego de calcáreo de Arcos (MG)
para Volta Redonda (RJ), no trecho até Ribeirão Vermelho. Foram
encostadas, após breve experiência, e "cortadas", como se dizia
naquela época, para significar a transformação em sucata.
Como diz o Eduardo Coelho no DC-10/5,
devem ter sido as mais modernas vaporosas que o Brasil recebeu,
tanto essas americanas da RMV como as da NOB, da VFRGS e da RVPSC.
Ele tem razão ao se referir às francesas Gelsa 4-8-4 como tendo
sido um grande fiasco. Vi uma delas na EF Vitória a Minas, onde
eram denominadas Pocono. Não rebocavam mais que uma 2-8-2 americana,
nem vi Pocono alguma em trens de passageiros. Isso foi lá por 1952
ou 1953, não me lembro bem. Ao que me recordo, ouvi dizer que eram
de manutenção difícil e problemática. Se a EFVM tinha essa idéia
das Gelsa 4-8-4, é sinal de que não corresponderam à expectativa
de serem máquinas adequadas à realidade local, na qual a manutenção
era de alto padrão.