Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Trem Húngaro
«Trens velozes com todo o conforto»


 
Revista “Refesa”, Nov.-Dez. 1971

A Rede Ferroviária Federal adquiriu na Hungria 12 unidades de quatro carros, que deverão chegar ao Brasil no final de 1972. Dessas 12 unidades, seis são de bitola de 1 metro e seis de bitola de 1 m 60. Cada unidade possuirá, além de carros-motores em cada extremidade, com depósito para bagagem, poltronas para 16 passageiros e lavatórios para homens e mulheres, dois outros carros, o "B" e o "C". O carro "B" possuirá um salão-buffet, além de poltronas para 36 passageiros, lavatórios, ar condicionado e bagageiro; o carro "C" será totalmente utilizado pelos passageiros.

Versáteis

O que caracterizará os carros húngaros será a versatilidade, pois poderão ser usados de acordo com a conveniência do serviço ou a necessidade de maior e menor transporte de passageiros, dependendo do trecho em que serão postos. Assim sendo, as unidades poderão trafegar com dois, três, quatro ou mais carros em acoplamento ou apenas com o carro-motor, uma vez que ele terá lugar para 16 passageiros e poderá ser usado em função executiva ou em pequenas comitivas.

Outros dados

Todos os carros estão sendo construídos em aço de alta resistência, com janelas panorâmicas em vidro especial e pára-sol; poltronas duplas, reclináveis, em formato anatômico, acolchoadas com espuma de borracha, revestidas em plástico, imigando couro, giratórias, com braços independentes em ambos os lados, dispostas em fileira de cada lado do corredor central. Em síntese, com todo o conforto das poltronas dos aviões comerciais.

Além do conforto das poltronas de alto luxo, em cada unidade de quatro carros haverá um salão-buffet, fogão a gás, máquina para café e estufa. Haverá ar condicionado em todos os carros, inclusive nos carros-motores, pois metade deste será utilizada por passageiros.

A revista da Rede Ferroviária Federal - RFFSA ilustrava a reportagem com fotos de outros trens existentes na Hungria
Na revista oficial da RFFSA: imagens de outros trens da Hungria

Cada unidade de 4 carros terá capacidade para transportar confortavelmente 120 passageiros na bitola de 1 metro e 216 passageiros na bitola de 1 m 60. A locomoção dos passageiros será total, porque todos os carros terão intercomunicação, permitindo ampla mobilização aos passageiros em toda a unidade.

A velocidade prevista é de 100 quilômetros por hora, tanto na bitola de 1 metro como na bitola de 1 m 60. Graças à estabilidade dos veículos e à modernização da via permanente, esses carros húngaros poderão fazer o percurso Rio - São Paulo em apenas 5 horas.

Turismo

Segundo altos funcionários da RFFSA, as primeiras unidades de carros húngaros estarão rodando dentro de um ano e serão postas em tráfego em trechos de maior atração turística, como a Rio - São Paulo, Rio - Belo Horizonte, na bitola larga, e no Sul, na bitola estreita, dentro da nova política da empresa em relação ao incremento do turismo em todas as ferrovias a ela ligadas, mormente nas regiões que possam oferecer maior atração para turistas.

Custo

Os carros estão sendo construídos na Hungria, de acordo com exigências de técnicos da própria RFFSA e custarão cerca de 50 milhões de cruzeiros (US$ Hung. 8.162.880,00), incluindo as peças sobressalentes.

Trem Húngaro
Um "avião sobre trilhos" | Antes da chegada | Desembarque
Serviço Rio - São Paulo teve vida curta | Metrô Teresina
Fotos
Trem Porto Alegre - Uruguaiana | Na oficina em 1976 | Na Estação da Luz em 1970
Porto Alegre - Uruguaiana na década de 1980 | No viaduto da Mula Preta
Em Paranapiacaba | No Valongo | Em Cubatão
Poltrona C | Buffet B | Truque
Desenhos, medidas e características
Composição dos trens | Características | Folheto Ganz Mavag | Formação do trem | Motor | Buffet | Poltrona
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade