Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Trens turísticos

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Antigos trens turísticos

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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Trem Húngaro
«Trens velozes com todo o conforto»


 
Revista “Refesa”, Nov.-Dez. 1971

A Rede Ferroviária Federal adquiriu na Hungria 12 unidades de quatro carros, que deverão chegar ao Brasil no final de 1972. Dessas 12 unidades, seis são de bitola de 1 metro e seis de bitola de 1 m 60. Cada unidade possuirá, além de carros-motores em cada extremidade, com depósito para bagagem, poltronas para 16 passageiros e lavatórios para homens e mulheres, dois outros carros, o "B" e o "C". O carro "B" possuirá um salão-buffet, além de poltronas para 36 passageiros, lavatórios, ar condicionado e bagageiro; o carro "C" será totalmente utilizado pelos passageiros.

Versáteis

O que caracterizará os carros húngaros será a versatilidade, pois poderão ser usados de acordo com a conveniência do serviço ou a necessidade de maior e menor transporte de passageiros, dependendo do trecho em que serão postos. Assim sendo, as unidades poderão trafegar com dois, três, quatro ou mais carros em acoplamento ou apenas com o carro-motor, uma vez que ele terá lugar para 16 passageiros e poderá ser usado em função executiva ou em pequenas comitivas.

Outros dados

Todos os carros estão sendo construídos em aço de alta resistência, com janelas panorâmicas em vidro especial e pára-sol; poltronas duplas, reclináveis, em formato anatômico, acolchoadas com espuma de borracha, revestidas em plástico, imigando couro, giratórias, com braços independentes em ambos os lados, dispostas em fileira de cada lado do corredor central. Em síntese, com todo o conforto das poltronas dos aviões comerciais.

Além do conforto das poltronas de alto luxo, em cada unidade de quatro carros haverá um salão-buffet, fogão a gás, máquina para café e estufa. Haverá ar condicionado em todos os carros, inclusive nos carros-motores, pois metade deste será utilizada por passageiros.

A revista da Rede Ferroviária Federal - RFFSA ilustrava a reportagem com fotos de outros trens existentes na Hungria
Na revista oficial da RFFSA: imagens de outros trens da Hungria

Cada unidade de 4 carros terá capacidade para transportar confortavelmente 120 passageiros na bitola de 1 metro e 216 passageiros na bitola de 1 m 60. A locomoção dos passageiros será total, porque todos os carros terão intercomunicação, permitindo ampla mobilização aos passageiros em toda a unidade.

A velocidade prevista é de 100 quilômetros por hora, tanto na bitola de 1 metro como na bitola de 1 m 60. Graças à estabilidade dos veículos e à modernização da via permanente, esses carros húngaros poderão fazer o percurso Rio - São Paulo em apenas 5 horas.

Turismo

Segundo altos funcionários da RFFSA, as primeiras unidades de carros húngaros estarão rodando dentro de um ano e serão postas em tráfego em trechos de maior atração turística, como a Rio - São Paulo, Rio - Belo Horizonte, na bitola larga, e no Sul, na bitola estreita, dentro da nova política da empresa em relação ao incremento do turismo em todas as ferrovias a ela ligadas, mormente nas regiões que possam oferecer maior atração para turistas.

Custo

Os carros estão sendo construídos na Hungria, de acordo com exigências de técnicos da própria RFFSA e custarão cerca de 50 milhões de cruzeiros (US$ Hung. 8.162.880,00), incluindo as peças sobressalentes.

Trem Húngaro
Um "avião sobre trilhos" | Antes da chegada | Desembarque
Serviço Rio - São Paulo teve vida curta | Metrô Teresina
Fotos
Trem Porto Alegre - Uruguaiana | Na oficina em 1976 | Na Estação da Luz em 1970
Porto Alegre - Uruguaiana na década de 1980 | No viaduto da Mula Preta
Em Paranapiacaba | No Valongo | Em Cubatão
Poltrona C | Buffet B | Truque
Desenhos, medidas e características
Composição dos trens | Características | Folheto Ganz Mavag | Formação do trem | Motor | Buffet | Poltrona
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

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• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

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• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

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