Revista Ferroviária, Agosto de 1989«Os malfadados trens da Ganz-Mavag encontram finalmente uma aplicação adequada: transportar metalúrgicos na baixada santista» «São Paulo não quer: vai leiloá-los até o final do ano. O Rio Grande do Sul usou e não aprovou: vai despachá-los para Teresina, onde funcionarão como bondes. Mas não por muito tempo: a intenção é transferi-los depois de um ano e meio para Parnaíba, no litoral do Piauí. Esses enjeitados são os trens húngaros, luxuosa e cara aquisição que nunca deu à Rede retorno do investimento. «O único lugar onde o húngaro acabou dando certo foi entre Santos e Cubatão, transportando trabalhadores da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista). Para surpresa de todos os que conhecem os problemas que ele costuma causar, a direção da empresa se declara perfeitamente satisfeita com seu desempenho e afirma que, se depender da Cosipa, a composição não sai de lá nunca mais. «Os trens húngaros chegaram ao Brasil em 1974, no governo Geisel, trocados com a Hungria por cereais e café. Fabricados pela Ganz-Mavag, foram chamados na época de "aviões sobre trilhos", pela suntuosidade e conforto. São compostos de dois carros-motor, um carro pullmann e um carro buffet. Possuem motor diesel de 2.800 HP, suspensão hidromecânica, truques com suspensão em cada eixo, ar condicionado e poltronas reclináveis. «Seis composições foram para o Rio Grande do Sul, destinados à linha Porto Alegre – Uruguaiana e seis para o percurso Rio - São Paulo, sendo depois transferidas para as linhas São Paulo – Santos e São Paulo – Campinas. Logo ficou evidente que a permuta fôra um mau negócio. O consumo de diesel era alto – dois litros por km – e o atendimento de encomendas de peças de reposição levava até três anos, já que os trens saíram de linha na Europa. «Sem peças e com defeitos frequentes, as composições foram se degradando cada vez mais e nunca chegaram a cobrir em serviços o custo de US$ 587 mil cada. Por isso, quatro composições que estão em São Paulo, em péssimo estado, serão leiloadas até dezembro. «Fim do vandalismo«Os trens só não deram trabalho para a Cosipa, que alugou da Rede em 1978 uma composição com uma locomotiva e quatro vagões, à qual foram adicionados mais quatro em 1979. Diariamente, o trem húngaro transporta 1.640 funcionários da companhia, fazendo em uma hora o trajeto de ida e volta nos 19 quilômetros entre Santos e a usina, em Cubatão. No total, funciona duas horas por dia em seis viagens – três pela manhã e três no final da tarde. No intervalo, entre 9h e 16h30, recebe manutenção da Cosipa. Apenas o maqinista e o chefe de trem são da Rede. «As razões para o bom desempenho, segundo a empresa, são várias. Em primeiro lugar, o trajeto plano entre Santos e Cubatão corresponde às condições para as quais eles foram projetados. No Rio Grande do Sul, os aclives acentuados fizeram com que se tentasse dar o jeitinho brasileiro para que não gastassem tanto óleo diesel: foi retirado um dos dois carros tratores, o que ocasionou trincas nos boolsters (peças que unem a armação do truque). «Além disso, logo que a Cosipa recebeu a composição, tratou de reformar a funilaria e o piso, além de dar uma nova pintura e nacionalizar boa parte dos sistemas elétrico e mecânico. Até o sistema de ar condicionado é agora nacional e, quando necessário, são adaptados relés e outras peças-chave. Daí a flagrante diferença entre a composição alugada e as que estão prestes a serem leiloadas pela Rede. «O cuidado com o trem é tanto que, durante o ano passado, foi feita até uma campanha educativa na favela de Vila Siri, em Cubatão, bem próxima à linha, para conscientizar a população, principalmente as crianças, da importância do meio de transporte. Seis mil crianças participaram de concursos de desenho, palestras e viagens de trem. Segundo a Assessoria de Imprensa da Cosipa, a iniciativa conseguiu diminuir bastante os atos de vandalismo, que no passado obrigaram à substituição de 80% dos vidros-fumê dos carros.» |
|
Trem Húngaro
|
|
Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016 Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016 U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016 |
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |