Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Passagem de um trem puxado pela locomotiva V8 embaixo de um viaduto ferroviário
Locomotiva V8 nº 6376 Fepasa, ex-376 da Paulista, entrando em Campinas pela linha de 1,60 m, vindo do interior.
Em primeiro plano, linha de 1,00 m para Ribeirão Preto, Uberlândia, Brasília etc. Ao fundo, ponte e rotunda da ex-Mogiana.
(Foto: Alberto del Bianco)

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

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Ferrovias & Ferreomodelismo
Trem passando sobre trem, pode?

Centro-Oeste nº 26 - 25 Jun. 1989

Tenho visto várias maquetes em que é comum um trem passar por cima do outro (ponte ou pontilhão). Ora, já viajei pela linha inteira da ex-Sorocabana, ex-Mogiana, ex-Paulista etc. e nunca vi um trem passar por cima do outro. (Matheus Lucchino Jr.)

A Ferrovia do Aço corta meia dúzia de trechos da RFFSA. Se o governo não erradicar todas estas linhas, no sul de Minas, então teremos trem sobre trem.

Outros exemplos estão em Pátios & Fotos, nesta edição.

Situação parecida são as ferrovias onde a linha aparece duas ou três vezes numa mesma foto, em primeiro, segundo e terceiro plano, na encosta de uma serra. O caso mais típico e próximo a nós e o da Serra do mar. Muitas pessoas acham isso irreal, numa maquete.

O segundo aspecto a considerar é a "economia" própria da construção de maquetes, que têm de ser compactas, e não uma faixa comprida, como na real.

Se a linha der mais de uma volta em uma maquete circular, ambas as coisas acabarão acontecendo: linhas em dois planos e linha sobre linha (a menos que se opte pelo cruzamento em nível).

A única forma de escapar a isso é fazer a maquete ao longo das paredes, como sugerimos no CO-16, exemplificado logo depois no IF-39.

Por fim, vale observar que é diferente você ter um avião fora de escala, ao lado do trem (caso extremo), ou ter um trem sobre outro. No primeiro caso, o irrealismo não se justifica. No outro, mesmo que seja uma situação pouco comum, existe um motivo prático.

Deve haver uma escala de valores no julgamento do realismo, de modo que nosso hobby não se torne algo impossível, difícil ou insatisfatório.

VFRGS

Flagrante de um trem passando sobre outro, durante a realização de uma obra de arte na linha de Santa Maria a Marcelino Ramos, próximo à estação Júlio de Castilhos, Viação Férrea Rio Grande do Sul (VFRGS), 1925.

A linha integrava a EF São Paulo ao Rio Grande (CO-18) e foi encampada pelo estado em 1920.

A construção provisória em madeira tem a vantagem de exigir pouca altura e pequena extensão, numa maquete, permitindo o cruzamento em qualquer ângulo.

Viaduto provisório em madeira da VFRGS - Viação Férrea do Rio Grande do Sul
Flagrante de um trem passando sobre outro, durante a realização de uma obra de arte.
Foto: Catálogo do Museu do Trem, São Leopoldo, RS (Preserfe / RFFSA)

Viadutos ferroviários
sobre ferrovias

José Pascon Rocha — CO Textos nº 10
(1º-Ago-1989)

Reportando-me à matéria do Matheus Lucchino Jr. (CO-26), informo que, pouco mais além do trecho ilustrado no CO-26, na mesma linha da Fepasa, ex-Cia. Paulista, havia a passagem da bitola larga sobre a bitola estreita da antiga Sorocabana, hoje desativada por erradicação.

Ainda na mesma linha, junto à estação de Boa Vista, há passagem de linhas férreas — a bitola larga passa sobre a bitola estreita, só que não é na forma de pontilhão, mas em túnel (a nova linha), e realmente não se percebe quando se está no trem.

Mas na linha da antiga Paulista, pouco além de Bauru, há outra passagem — a nova linha Bauru-Garça, com a bitola estreita da Noroeste. Na construção da nova linha, a antiga Paulista construiu um viaduto para a bitola da Noroeste. Este cruzamento está na ativa.

Um outro ponto de encontro existiu em Agudos, SP, onde a bitola estreita da antiga Cia. Paulista cruzava com a linha da antiga Sorocabana.

Para não ficar apenas nas citações, envio cópia xerox da matéria publicada na revista "Refesa", jul/ago-1972, mostrando um cruzamento entre as linhas da Central do brasil e da Leopoldina.

     

Viadutos ferroviários sobre ferrovias

Délio Araújo — CO Textos nº 10 (1º-Ago-1989)

No CO-26, o Matheus Lucchino Jr. fala que nunca viu um trem passando por cima de outro.

Perto de Monte Santo, em São Sebastião do Paraíso, a linha da antiga São Paulo – Minas passava sob a linha Guaxupé – São Sebastião do Paraíso.

Em Casa Branca, SP, ex-Mogiana, o ramal para São José do Rio Pardo e Guaxupé passava por cima da linha tronco.

Em Campinas, a ex-Mogiana passava por cima da Paulista, para chegar à Rotunda.

Na RMV e EF Central do Brasil, em Barra Mansa, a linha de Angra dos Reis (RMV) passava sobre a da EFCB.

Em Paraíba do Sul, RJ, a ex-Leopoldina passava por cima da EFCB.

E haveria mais...

Leopoldina

N.R.: – Agradecemos as xerox da reportagem, que não tínhamos. Trata-se da baldeação de minério de ferro, pelotizado em Vitória, ES, e transportado pela ex-Leopoldina (bitola métrica) para Volta Redonda, RJ. O trasbordo do minério para os vagões de bitola larga da ex-Central do Brasil ocorre da seguinte forma:

O trem da bitola métrica passa sobre o trem da bitola larga. O viaduto tem um "funil", que recebe o minério descarregado pelo fundo dos vagões provenientes de Vitória, despejando-o dentro dos vagões que seguirão para Volta Redonda. Por incrível que pareça, a reportagem da "Refesa" canta e mostra a maravilha, mas não diz o local...

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferrovias

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Baldeação de minério entre vagões da Estrada de Ferro Leopoldina e Central do Brasil
Baldeação de minério de vagões da Estrada de Ferro Leopoldina para vagões da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Revista Refesa, Jul./Ago. 1972. Pesquisa e digitalização: Chris R.
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