|
|
Locomotivas diesel-elétricas Baldwin AS616
A inversão dos truques e a locomotiva AS-616 de Montes Claros
Fábio Dardes – Centro-Oeste n° 22 (Ago-1987)
Como surgiram dúvidas quanto à inversão do truque Atlas RSD-4/5 para utilização nas AS-616, seguem-se
alguns esclarecimentos adicionais:
-
Ao girar o truque em 180 graus, deve-se inverter o Sem-Fim + Acoplamento, conforme o desenho anexo.
-
Nesta nova situação, o volante do motor deve ter seu comprimento reduzido, da mesma forma que o comprimento do eixo de acoplamento
entre o motor e o truque.
Adaptação do truque Atlas RSD-4/5 para AS-616E
Posição invertida
«— Traseira / Motor || Frente da locomotiva —»
Alguns detalhes a mais das locomotivas AS-616:
-
O corpo longo (só a carcaça) da locomotiva foi construído em duro-alumínio, eliminando com isso os problemas
de corrosão.
-
A AS-616 da fábrica de Cimento Montes Claros foi recebida em Dez-1980 e totalmente recuperada na oficina da Rede Ferroviária
(RFFSA) em Montes Claros (MG), sendo que o motor diesel foi substituído pelo da loco n° 4389 (que tinha sido totalmente recondicionado).
O freio dinâmico foi bloqueado mas, se necessário, é possível colocá-lo em operação. O tanque
de combustível suplementar (localizado na parte inferior do nariz curto) foi eliminado.
|
|
Acompanhe no FB
|