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Traçado esquemático dos ramais ferroviários no porto de Rio Grande
Traçado esquemático dos ramais ferroviários no porto de Rio Grande em 2005

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Ferrovia em Rio Grande
Ramais ferroviários do porto


 
Cortesia: Alfredo F. Rodrigues

O traçado esquemático dos ramais ferroviários (trilhos) no porto do Rio Grannde data de 2005, e já não corresponde à situação atual.

À esquerda da ponte dos Franceses (Bunge) situa-se o chamado “Porto Novo”, cuja primeira etapa foi construída em 1910-1915, atualmente em fase de remodelação, que ampliará o calado de 31 para 40 pés.

A antiga ferrovia, na área urbana de Rio Grande, já não existe, e o “Porto Novo” no é acessível aos trens pela ponte dos Franceses.

Todo o trecho à direita da ponte dos Franceses, ocupando a maior parte da planta esquemática — BR Distribuidora, Bunge, Roullier, Trevo, Termasa, Tergrasa, Tecon, Ceval, Bianchini, Eichemberg — integra o distrito industrial do “Superporto” do Rio Grande, com maior calado, junto ao canal de entrada.

   

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Traçado dos principais ramais ferroviários no porto de Rio Grande
Traçado dos principais ramais ferroviários no porto de Rio Grande (em vermelho) e da ligação prevista para duplicar o acesso dos vagões aos terminais ao norte do pátio (em laranja).
No alto, o antigo traçado da ferrovia até o centro da cidade (também em laranja)
O chamado "superporto" ocupa toda a margem oeste junto à barra do Rio Grande
O chamado "superporto" ocupa toda a margem oeste junto à barra do Rio Grande. Além de retirar as atividades portuárias da área urbana tradicional (no alto) e oferecer amplo espaço para a
expansão das instalações, também visou aumentar o calado (navios maiores) e redução das manobras, por situar-se logo na entrada da barra, reduzindo o tempo gasto pelos navios

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